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2.6 Primeiros Socorros e Emergências no laboratório
                    São empreendidos inúmeros esforços para o controle de todos os riscos em um
                    laboratório, porém, ainda que todos observem as recomendações e os cuidados,
                    acidentes podem acontecer.
                    No caso de uma pessoa apresentar qualquer sintoma como: dificuldade de
                    respirar, sangramento, irritação (pele, nariz, olhos, garganta) ou outro tipo de
                    reação sistêmica, ela deve ser retirada do laboratório obrigatoriamente e deve ser
                    acompanhada imediatamente pela equipe de enfermagem da escola. É necessário
                    procurar socorro médico imperativamente e seguir o fluxo presente.

                    Ações no caso de Primeiros socorros de Proteção Coletiva
                    •   Ligar imediatamente para o serviço de emergência, 192 (Serviço de Atendi-
                      mento Móvel de Urgência - SAMU);
                    •   Orientar os estudantes a manterem a calma e se ausentarem do local;
                    •   Administrar os primeiros socorros e manter as funções vitais da vítima (no
                      caso de contato com a pele ou os olhos, lavar abundantemente com água
                      corrente);
                    •   Diminuir a exposição do indivíduo ao agente tóxico;
                    •   Dar instruções para guardar o agente tóxico suspeito no recipiente original;
                    •   Identificar o agente tóxico e levar o recipiente original deste para o médico,
                      junto com a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).
                    A prestação de primeiros socorros, in loco e de forma imediata, faz-se primordial,
                    porém requer cautela e prudência do profissional responsável, que deve estar pre-
                    parado e com a certificação do curso de primeiros socorros atualizada.
                    Para segurança no manuseio e armazenamento dos reagentes, é importante que
                    existam as Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)
                    no laboratório escolar, e que estas sejam de fácil acesso para consulta antes de
                    qualquer atividade com o produto químico.

                    A FISPQ é um documento normatizado pela Associação Brasileira de Normas
                    Técnicas (ABNT) e, de acordo com a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR)
                    14725, o fornecedor deve tornar disponível ao receptor uma FISPQ completa
                    para cada substância ou preparo, na qual estão relatadas informações relevantes
                    quanto à segurança, saúde e meio ambiente. Vários modelos de FISPQ podem ser
                    obtidos na internet (SEED, Paraná, 2013, p. 24). É importante saber a localização
                    dos profissionais responsáveis (brigadista, enfermeira, socorrista) e dos equipa-
                    mentos necessários (chuveiro, lava-olhos, desfibrilador) quando um acidente
                    de laboratório exigir assistência especializada. Os números de telefone de
                    emergência (quadro a seguir) devem ser acessíveis ao responsável pelo laboratório,
                    de modo que possam ser acionados rapidamente quando o auxílio for necessário.





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