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2.6 Primeiros Socorros e Emergências no laboratório
São empreendidos inúmeros esforços para o controle de todos os riscos em um
laboratório, porém, ainda que todos observem as recomendações e os cuidados,
acidentes podem acontecer.
No caso de uma pessoa apresentar qualquer sintoma como: dificuldade de
respirar, sangramento, irritação (pele, nariz, olhos, garganta) ou outro tipo de
reação sistêmica, ela deve ser retirada do laboratório obrigatoriamente e deve ser
acompanhada imediatamente pela equipe de enfermagem da escola. É necessário
procurar socorro médico imperativamente e seguir o fluxo presente.
Ações no caso de Primeiros socorros de Proteção Coletiva
• Ligar imediatamente para o serviço de emergência, 192 (Serviço de Atendi-
mento Móvel de Urgência - SAMU);
• Orientar os estudantes a manterem a calma e se ausentarem do local;
• Administrar os primeiros socorros e manter as funções vitais da vítima (no
caso de contato com a pele ou os olhos, lavar abundantemente com água
corrente);
• Diminuir a exposição do indivíduo ao agente tóxico;
• Dar instruções para guardar o agente tóxico suspeito no recipiente original;
• Identificar o agente tóxico e levar o recipiente original deste para o médico,
junto com a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).
A prestação de primeiros socorros, in loco e de forma imediata, faz-se primordial,
porém requer cautela e prudência do profissional responsável, que deve estar pre-
parado e com a certificação do curso de primeiros socorros atualizada.
Para segurança no manuseio e armazenamento dos reagentes, é importante que
existam as Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)
no laboratório escolar, e que estas sejam de fácil acesso para consulta antes de
qualquer atividade com o produto químico.
A FISPQ é um documento normatizado pela Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT) e, de acordo com a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR)
14725, o fornecedor deve tornar disponível ao receptor uma FISPQ completa
para cada substância ou preparo, na qual estão relatadas informações relevantes
quanto à segurança, saúde e meio ambiente. Vários modelos de FISPQ podem ser
obtidos na internet (SEED, Paraná, 2013, p. 24). É importante saber a localização
dos profissionais responsáveis (brigadista, enfermeira, socorrista) e dos equipa-
mentos necessários (chuveiro, lava-olhos, desfibrilador) quando um acidente
de laboratório exigir assistência especializada. Os números de telefone de
emergência (quadro a seguir) devem ser acessíveis ao responsável pelo laboratório,
de modo que possam ser acionados rapidamente quando o auxílio for necessário.
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 35