Page 41 - Ciências da Natureza
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• Bancadas em quantidade suficiente para agrupar os estudantes.
• Gás encanado e tomadas (identificadas com a voltagem).
• Pia adequada para a captação de água, descarte de determinadas substâncias
e lavagem das mãos e vidrarias.
• Armários constituídos de material de fácil limpeza, baixo potencial de com-
bustão e preferencialmente com ventilação e chave, utilizados para guardar
adequadamente equipamentos, materiais de consumo e vidraria.
• Piso não escorregadio, de fácil limpeza, resistente a impactos e a ação de
agentes químicos, com nível favorecendo o escoamento para os ralos.
• Câmara de exaustão (capela) para realizar experimentos que liberam gases e
vapores tóxicos.
• Extintores de incêndio em condições de uso devidamente vistoriados, lâmpa-
das de emergência, chuveiro de emergência e lava-olhos.
• Cestos de lixo específicos para a destinação correta dos resíduos.
• Lousa ou quadro branco para anotações do docente.
• Kit de primeiros socorros.
• Quadro fixado em local visível contendo orientações relativas à segurança
dos usuários e uso correto de equipamentos e materiais de consumo.
• Rotas de fuga e saídas de emergência sinalizadas.
Fonte: Indicações básicas de estrutura do laboratório de ensino de ciências.
(CRUZ, 2007, PARANÁ, 2013; LIMs, 2015).
Mobiliário de laboratório
O mobiliário do espaço de laboratório deve ser composto de cadeiras giratórias
ou banquetas altas, ambos os modelos com encosto e assento próprios para a
ergonomia dos estudantes. As bancadas devem ter tampo próprio podendo ser
em granito, MDF, polipropileno, SSM, inox ou cerâmica antiácida a depender de
sua finalidade.
Equipamentos fixos, tais como pHmetro, estufa, centrífuga, agitadores, banho-
-maria, micro-ondas, devem ser dispostos nas bancadas de acordo com o leiaute
do espaço físico, sempre visando a segurança dos usuários do laboratório de
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ciências. O espaço físico ideal deve apresentar área útil de 90 m e que acomode
até 40 estudantes de maneira confortável para realização do trabalho prático,
organizados em grupos de no máximo, 5 estudantes cada.
Os armários que acomodam reagentes e frascos devem ter chave para tranca-
mento e os usuários responsáveis (docentes, técnicos, coordenadores e equipe
diretiva) necessitam estar em posse de cópias das chaves para quaisquer emergências
e para o controle sobre o uso de substâncias fiscalizadas e/ou monitoradas.
Geladeiras, equipamento para banho-maria, agitador, capela, forno e demais
estruturas necessárias para as aulas devem ser alocadas próximas às fontes de
energia elétrica, sem sobrecarregar réguas e adaptadores, e estarem afastadas
umas das outras, de forma preventiva ao aquecimento das fontes.
40 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza