Page 41 - Ciências da Natureza
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•   Bancadas em quantidade suficiente para agrupar os estudantes.
          •   Gás encanado e tomadas (identificadas com a voltagem).
          •   Pia adequada para a captação de água, descarte de determinadas substâncias
             e lavagem das mãos e vidrarias.
          •   Armários constituídos de material de fácil limpeza, baixo potencial de com-
             bustão e preferencialmente com ventilação e chave, utilizados para guardar
             adequadamente equipamentos, materiais de consumo e vidraria.
          •   Piso não escorregadio, de fácil limpeza, resistente a impactos e a ação de
             agentes químicos, com nível favorecendo o escoamento para os ralos.
          •   Câmara de exaustão (capela) para realizar experimentos que liberam gases e
             vapores tóxicos.
          •   Extintores de incêndio em condições de uso devidamente vistoriados, lâmpa-
             das de emergência, chuveiro de emergência e lava-olhos.
          •   Cestos de lixo específicos para a destinação correta dos resíduos.
          •   Lousa ou quadro branco para anotações do docente.
          •   Kit de primeiros socorros.
          •   Quadro fixado em local visível contendo orientações relativas à segurança
             dos usuários e uso correto de equipamentos e materiais de consumo.
          •   Rotas de fuga e saídas de emergência sinalizadas.
                    Fonte: Indicações básicas de estrutura do laboratório de ensino de ciências.
                                         (CRUZ, 2007, PARANÁ, 2013; LIMs, 2015).

          Mobiliário de laboratório
          O mobiliário do espaço de laboratório deve ser composto de cadeiras giratórias
          ou banquetas altas, ambos os modelos com encosto e assento próprios para a
          ergonomia dos estudantes. As bancadas devem ter tampo próprio podendo ser
          em granito, MDF, polipropileno, SSM, inox ou cerâmica antiácida a depender de
          sua finalidade.
          Equipamentos fixos, tais como pHmetro, estufa, centrífuga, agitadores, banho-
          -maria, micro-ondas, devem ser dispostos nas bancadas de acordo com o leiaute
          do espaço físico, sempre visando a segurança dos usuários do laboratório de
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          ciências. O espaço físico ideal deve apresentar área útil de 90 m  e que acomode
          até 40 estudantes de maneira confortável para realização do trabalho prático,
          organizados em grupos de  no máximo, 5 estudantes cada.
          Os armários que acomodam reagentes e frascos devem ter chave para tranca-
          mento e os usuários responsáveis (docentes, técnicos, coordenadores e equipe
          diretiva) necessitam estar em posse de cópias das chaves para quaisquer emergências
          e para o controle sobre o uso de substâncias fiscalizadas e/ou monitoradas.
          Geladeiras, equipamento para banho-maria, agitador, capela, forno e demais
          estruturas necessárias para as aulas devem ser alocadas próximas às fontes de
          energia elétrica, sem sobrecarregar réguas e adaptadores, e estarem afastadas
          umas das outras, de forma preventiva ao aquecimento das fontes.




           40  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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