Page 46 - Ciências da Natureza
P. 46
Os docentes que fazem uso do espaço do laboratório de ensino de ciências devem
auxiliar a coordenação de área e a coordenação pedagógica na conservação e na
manutenção dos equipamentos, vidrarias e instalações, observando frequente-
mente o estado de preservação, as boas condições de uso e o prazo de validade das
substâncias.
Os docentes usuários do laboratório de ensino de ciências devem levantar outras
informações relevantes, como a necessidade de reparos no espaço físico e nos
equipamentos do laboratório ou solicitar a reposição de materiais e substâncias
consumidas nas atividades experimentais.
Equipamentos, vidrarias e materiais usados no laboratório
Os materiais básicos necessários para o laboratório de ensino de ciências estão
listados abaixo. Em caso de laboratórios individualizados, deve-se analisar a des-
tinação das atividades para direcionar o material para o local mais apropriado.
Equipamentos básicos de laboratório
Kit de lâminas – Pinças – reta ser-
preparadas para rilhada em inox,
microscopia. para dissecção.
Pinça de relojoeiro
inox ponta fina. Tubo de ensaio.
Estojo para pinça – Tesoura.
caixa metálica.
Peças anatômicas
e biológicas em
Microscópio ópti-
co – instrumento material sintético
óptico, que faz uso estável e inque-
brável, montado
da refração da luz sobre base e com
oriunda de uma partes constituin-
série de lentes.
tes de fácil e rápida
remoção.
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 45