Page 46 - Ciências da Natureza
P. 46

Os docentes que fazem uso do espaço do laboratório de ensino de ciências devem
                    auxiliar a coordenação de área e a coordenação pedagógica na conservação e na
                    manutenção dos equipamentos, vidrarias e instalações, observando frequente-
                    mente o estado de preservação, as boas condições de uso e o prazo de validade das
                    substâncias.
                    Os docentes usuários do laboratório de ensino de ciências devem levantar outras
                    informações relevantes, como a necessidade de reparos no espaço físico e nos
                    equipamentos do laboratório ou solicitar a reposição de materiais e substâncias
                    consumidas nas atividades experimentais.

                    Equipamentos, vidrarias e materiais usados no laboratório
                    Os materiais básicos necessários para o laboratório de ensino de ciências estão
                    listados abaixo. Em caso de laboratórios individualizados, deve-se analisar a des-
                    tinação das atividades para direcionar o material para o local mais apropriado.
                    Equipamentos básicos de laboratório

                                   Kit de lâminas –           Pinças – reta ser-
                                   preparadas para            rilhada em inox,
                                   microscopia.               para dissecção.



                                   Pinça de relojoeiro
                                   inox ponta fina.                 Tubo de ensaio.




                                   Estojo para pinça –        Tesoura.
                                   caixa metálica.


                                                              Peças anatômicas
                                                              e biológicas em
                                   Microscópio ópti-
                                   co – instrumento           material sintético
                                   óptico, que faz uso        estável e inque-
                                                              brável, montado
                                   da refração da luz         sobre base e com
                                   oriunda de uma             partes constituin-
                                   série de lentes.
                                                              tes de fácil e rápida
                                                              remoção.





                               Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza  45
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51