Page 45 - Ciências da Natureza
P. 45
Leiaute do espaço e superfícies ideais
Segundo o Manual de Padronização de Laboratório do governo do estado de São
Paulo (2010), a atenção para o arranjo e a estruturação do laboratório de ciências
devem ser consideradas para garantir que:
• as superfícies utilizadas sejam laváveis e as paredes preferencialmente
azulejadas;
• a distância entre as bancadas seja apropriada para evitar esbarrões e garantir
espaço de passagem adequado para os estudantes;
• as portas de saída de emergência estejam sempre livres e identificadas
(preferencialmente a porta deve abrir para fora do laboratório e não para dentro);
• o laboratório tenha pé-direito alto (3 metros, se possível) e exaustores
apropriados;
• os extintores de incêndio estejam dispostos nos devidos locais, observando-se
a data de validade e o alcance dos usuários;
• as prateleiras estejam bem fixadas e em altura adequada para não causar
acidentes;
• as tomadas indiquem a voltagem correta (110V/220V);
• as cubas tenham o tamanho adequado para lavagem de mãos e de materiais
e existam em quantidade necessária para que os estudantes as utilizem em
revezamento;
• o gás esteja canalizado corretamente e seja vistoriado por brigada de incêndio;
• o piso do laboratório deve ser em material antiderrapante e impermeável,
resistente a abrasão e impacto, com nível favorecendo o escoamento para os
ralos (de aço inox e com fechamento);
• o chuveiro e o lava-olhos devem estar identificados e fornecer água corrente,
limpa e à temperatura natural para utilização dos usuários, se necessário;
• lâmpadas de emergência devem estar disponíveis para o caso de falta de energia.
O responsável pelo laboratório
A responsabilidade técnica pelo espaço do laboratório de ciências deve ser
exercida por profissional habilitado e creditado nos órgãos regionais (Conselho
Regional de Biologia – CRBio ou Conselho Regional de Química – CRQ), confor-
me a exigência de cada estado. O agente responsável pelo laboratório de
ciências conduzirá os experimentos, fornecendo auxílio e sepervisão durante a
manipulação de substâncias.
A padronização das aulas práticas e a capacitação própria do profissional res-
ponsável pelo laboratório conferem boa conduta no ambiente, minimizam riscos
e aumentam o nível de aprendizagem, pois os estudantes utilizarão um espaço
organizado, preparado com antecedência e padronizado segundo as normas téc-
nicas. O anexo II desta diretriz apresenta o formulário padrão para agendamento
de aula no laboratório.
44 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza