Page 40 - Ciências da Natureza
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Capítulo 3





                    Materiais e equipamentos essenciais

                    O espaço físico destinado ao laboratório de ciências deve ser um ambiente
                    planejado para atender a esse fim. Assim, esse local, deve instigar a curiosidade
                    dos estudantes, promover o letramento científico e moldar as práticas e a
                    manipulação de objetos próprios desse contexto. É possível adaptar salas de aula
                    comuns e ambientes escolares diversos para atender essa demanda nos casos em
                    que o ambiente separado não for possível.
                    Em nossas unidades, coexistem diferentes modelos de laboratórios:
                    •   Quatro laboratórios independentes para aulas de Ciências, Biologia, Física e
                      Química.
                    •   Três laboratórios independentes: Biologia, Física e Química.
                    •   Um laboratório multidisciplinar com ambientes definidos por componente
                      curricular e bem separados dentro de um mesmo espaço.
                    •   Pequenas salas ou espaços para aulas demonstrativas.
                    O trabalho coletivo, entendido como os grupos dentro do laboratório de ensino
                    de ciências, favorece competências e habilidade sociais, como a capacidade de
                    trabalhar em equipe, discutir resultados e compartilhar ideias. Esse espaço privi-
                    legiado de interação social auxilia inclusive nos níveis emocionais e intelectuais
                    dos estudantes, possibilitando a construção do conhecimento por meio da parti-
                    cipação mais ativa deles na prática laboratorial (CRUZ, 2007, p.55).
                    Exigências mínimas para o laboratório
                    A organização adequada dos materiais disponíveis e o espaço físico destinado
                    à experimentação serão utilizados nas aulas práticas para promover a constru-
                    ção do conhecimento por meio da resolução de situações-problema temáticas.
                    A estrutura física do laboratório de ensino de ciências precisa atender algumas
                    condições básicas, apresentadas abaixo.
                    Indicações básicas de estrutura do laboratório de ensino de ciências
                    •   Janelas amplas que favoreçam a iluminação e ventilação adequadas ou
                      substituto com eficiente exaustão (verificar com a empresa responsável as
                      especificações).



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