Page 92 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 92
Projeto CLIL – Habitats
Integrar conteúdos de ciências, geografia e matemática.
New Language:
Butterfly, habitat, grassland, ocean, polar habitat, rainforest, live,
tuna fish
Habilidades:
Ciências da Natureza
• Dentição humana e de outros animais e sua relação com o tipo de
alimentação que consomem, seus comportamentos e ambientes
em que vivem.
• Comparar e distinguir animais de acordo com as suas
características físicas (ex.: bico, penas, pelos, asas, patas, escamas,
Unit 2 – The Zoo carapaças, tamanho), ambiente em que vivem, locomoção e
alimentação.
Big Question
Where do animals • Discutir a respeito da importância dos componentes naturais do
ambiente (água, ar, luz e solo) para a manutenção da vida dos
live? seres vivos e propor práticas de uso racional para esses recursos
Vocabulary naturais.
Animals: polar bear, Matemática
bear, zebra, crocodile, • Organizar dados coletados no cotidiano por meio de registros
hippo, tiger, parrot, pessoais e em listas, tabelas e gráficos de barras simples (linhas
monkey, snake
ou colunas), com ou sem o uso de materiais manipulativos como
forma de comunicar informações.
• Ler e interpretar dados dispostos em listas, tabelas e gráficos de
barras simples (linhas ou colunas), apresentados na mídia ou
em diferentes portadores textuais como forma de compreender
informações.
Geografia
• Reconhecer o cuidado pela natureza e do espaço de vivência,
tendo como referência o uso sustentável da água.
Cambridge Life Competencies:
Compara, de maneira crítica, ideias, objetos, eras etc., para encontrar
diferenças e semelhanças.
Formula e verifica hipóteses.
Baseado em um modelo, desenvolve jogos, pratos, roupas etc.
92 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue