Page 89 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Picnic”. Nessa unidade, além dos ingredientes trabalhados como parte do vo-
          cabulário, também foram exploradas as estruturas linguísticas There is / are.
          Vários exercícios (de role plays, atividades em duplas, entre outras) são pro-
          postos para que a estrutura gramatical possa ser internalizada. Na finalização
          da unidade, recomendamos uma mostra de sanduíches de vários países, em
          que os alunos produziriam as receitas, listando os ingredientes, modo de pre-
          paro e obviamente teriam uma audiência/público para a mostra. Poderiam,
          ainda, ser feitos cartazes ilustrando um pouco das histórias dos sanduíches
          nos países de origem, e o público poderia degustar e apreciar a mostra. Ou,
          talvez, cada pessoa que visitasse a mostra levaria para casa uma receita de
          cada sanduíche.
          Toda a parte escrita tem um início antecipado e um objetivo que vai além da
          avaliação do registro feita pelo professor. Pelo contrário, a produção visa à
          leitura dos textos produzidos por outros e tem uma função social e signifi-
          cativa. As produções escritas devem ter um leitor e uma razão real de existir,
          nisto o engajamento dos alunos é encorajado.
          Há uma grande preocupação dos pais com relação à escrita nesta fase, uma
          vez que a alfabetização em língua materna está em construção. Sendo assim,
          todos os exercícios propostos seguem com quadros de palavras, textos de
          suportes e diversas formas de apoio para que o aluno seja exposto à língua es-
          crita, mas sem a cobrança de perfeição ortográfica. Nessa fase o aluno precisa
          identificar as palavras escritas e não decorar sua ortografia.

          Think Back and Group Check
          Esta seção, disponível do Starter ao Livro 2, oferece páginas de revisão e opor-
          tunidades de consolidar as estruturas vistas.
          Observações sobre o material

          A coleção SUPER MINDS disponibiliza ao aluno 2 livros: o STUDENT´S BOOK,
          no qual constam os conteúdos principais das aulas; e o WORKBOOK, livro
          que o professor pode usar durante a aula, ou pode passar atividades para se-
          rem realizadas em casa. Além desses, há uma série de atividades no ambiente




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