Page 89 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 89
Picnic”. Nessa unidade, além dos ingredientes trabalhados como parte do vo-
cabulário, também foram exploradas as estruturas linguísticas There is / are.
Vários exercícios (de role plays, atividades em duplas, entre outras) são pro-
postos para que a estrutura gramatical possa ser internalizada. Na finalização
da unidade, recomendamos uma mostra de sanduíches de vários países, em
que os alunos produziriam as receitas, listando os ingredientes, modo de pre-
paro e obviamente teriam uma audiência/público para a mostra. Poderiam,
ainda, ser feitos cartazes ilustrando um pouco das histórias dos sanduíches
nos países de origem, e o público poderia degustar e apreciar a mostra. Ou,
talvez, cada pessoa que visitasse a mostra levaria para casa uma receita de
cada sanduíche.
Toda a parte escrita tem um início antecipado e um objetivo que vai além da
avaliação do registro feita pelo professor. Pelo contrário, a produção visa à
leitura dos textos produzidos por outros e tem uma função social e signifi-
cativa. As produções escritas devem ter um leitor e uma razão real de existir,
nisto o engajamento dos alunos é encorajado.
Há uma grande preocupação dos pais com relação à escrita nesta fase, uma
vez que a alfabetização em língua materna está em construção. Sendo assim,
todos os exercícios propostos seguem com quadros de palavras, textos de
suportes e diversas formas de apoio para que o aluno seja exposto à língua es-
crita, mas sem a cobrança de perfeição ortográfica. Nessa fase o aluno precisa
identificar as palavras escritas e não decorar sua ortografia.
Think Back and Group Check
Esta seção, disponível do Starter ao Livro 2, oferece páginas de revisão e opor-
tunidades de consolidar as estruturas vistas.
Observações sobre o material
A coleção SUPER MINDS disponibiliza ao aluno 2 livros: o STUDENT´S BOOK,
no qual constam os conteúdos principais das aulas; e o WORKBOOK, livro
que o professor pode usar durante a aula, ou pode passar atividades para se-
rem realizadas em casa. Além desses, há uma série de atividades no ambiente
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 89 4ª Edição 89