Page 88 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 88
Speaking Practice
Ocasiões para desenvolver a oralidade são propostas em diversas seções do
material. São oportunidades excelentes de se criar o que em linguística se
chama de REGISTER, ou contextualizações de momentos de uso da língua.
Tais atividades devem ser previamente elaboradas a fim de abordar as estru-
turas de linguagem trabalhadas na unidade.
Writing
O livro Starter, adotado para o 1º ano do EFAI, traz uma introdução gradual ao
registro escrito. Inicialmente, não é esperado que o aluno leia e nem escreva
palavras. O foco no primeiro momento é a exposição recorrente a palavras es-
critas com o apoio de sons e imagens para promover a compreensão. Progres-
sivamente os comandos das atividades vão evoluindo para a correspondência
de palavras e imagens, escrita de uma única letra para completar a palavra,
até chegar à leitura de palavras-chaves e escrita com base em modelos.
A partir do nível 1 da coleção, as atividades de leitura e escrita devem ser
observadas com mais atenção, e o conceito de Biletramento precisa ser mais
assertivo. A habilidade de writing prevê um início mais sistematizado e, do
livro 2 em diante, os estudantes iniciam pequenas produções escritas guia-
das. Para que a escrita se desenvolva de maneira adequada, é necessário que
o professor do bilíngue esteja ciente das habilidades de leitura e escrita a
serem contempladas em cada etapa, tanto na língua materna como na língua
adicional.
O processo de produção textual é gradual e requer um trabalho anterior a ser
feito pelo professor, concernente à aquisição de vocabulário e de estruturas
gramaticais, partindo da escrita de pequenas sentenças e depois, parágrafos.
A produção final não começa no dia da conclusão da unidade, ela é resultado
de todo um projeto que, iniciado desde a primeira aula da unidade, caminha
para uma elaboração final. Sendo assim, a escrita começa aos poucos e vai
ganhando novas estruturas e palavras com o decorrer das aulas.
Para exemplificar, sugerimos o tema trabalhado na unidade 2 do livro 3– “The
88 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue