Page 88 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 88

Speaking Practice

          Ocasiões para desenvolver a oralidade são propostas em diversas seções do
          material. São oportunidades excelentes de se criar o que em linguística se
          chama de REGISTER, ou contextualizações de momentos de uso da língua.
          Tais atividades devem ser previamente elaboradas a fim de abordar as estru-
          turas de linguagem trabalhadas na unidade.

          Writing

          O livro Starter, adotado para o 1º ano do EFAI, traz uma introdução gradual ao
          registro escrito. Inicialmente, não é esperado que o aluno leia e nem escreva
          palavras. O foco no primeiro momento é a exposição recorrente a palavras es-
          critas com o apoio de sons e imagens para promover a compreensão.  Progres-
          sivamente os comandos das atividades vão evoluindo para a correspondência
          de palavras e imagens, escrita de uma única letra para completar a palavra,
          até chegar à leitura de palavras-chaves e escrita com base em modelos.
          A partir do nível 1 da coleção, as atividades de leitura e escrita devem ser
          observadas com mais atenção, e o conceito de Biletramento precisa ser mais
          assertivo. A habilidade de writing prevê um início mais sistematizado e, do
          livro 2 em diante, os estudantes iniciam pequenas produções escritas guia-
          das. Para que a escrita se desenvolva de maneira adequada, é necessário que
          o professor do bilíngue esteja ciente das habilidades de leitura e escrita a
          serem contempladas em cada etapa, tanto na língua materna como na língua
          adicional.
          O processo de produção textual é gradual e requer um trabalho anterior a ser
          feito pelo professor, concernente à aquisição de vocabulário e de estruturas
          gramaticais, partindo da escrita de pequenas sentenças e depois, parágrafos.
          A produção final não começa no dia da conclusão da unidade, ela é resultado
          de todo um projeto que, iniciado desde a primeira aula da unidade, caminha
          para uma elaboração final.  Sendo assim, a escrita começa aos poucos e vai
          ganhando novas estruturas e palavras com o decorrer das aulas.
          Para exemplificar, sugerimos o tema trabalhado na unidade 2 do livro 3– “The




           88  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93