Page 91 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 91
Quadros de planejamento Ensino Fundamental
Anos Iniciais (2º ao 5º ano)
2º Ano EFAI – Livro Super Minds 2
Etapa 1
PANORAMA GERAL VIVÊNCIAS CLIL PROPOSTAS NO LIVRO
DA UNIDADE COM HABILIDADES INTERDISCIPLINARES
Unit 0 – Back to
school
Vocabulary
The classroom:
bookcase, wall, board,
clock, door, cupboard,
window, chair, crayon,
floor
Projeto CLIL – Time
Integrar conteúdos de Matemática, Ciências da Natureza e Língua
Inglesa.
New Language:
Sundial, Roman numbers, sun, shadow
Habilidades:
Matemática
• Utilizar o número para contar, ordenar ou como indicador de
medida, em diferentes situações do dia a dia.
Unit 1 - My Day • Criar sequências regulares, figurais ou numéricas, com elementos
do cotidiano ou de outras áreas do conhecimento, considerando
Big Question regras (padrões) preestabelecidas.
How do we know the • Investigar a duração de atividades do dia a dia na escola e medir
time? a duração de intervalos de tempo em que acontecem por meio
Vocabulary de ampulhetas ou relógios digitais, registrando horário de início e
fim de intervalo.
Daily routines: get Ciências da Natureza
up, get dresses, have • Relacionar a duração do dia e da noite ao movimento aparente do
breakfast, brush your Sol pelo céu, com incidência de luz e calor recebidos do Sol.
teeth, go to school, • Associar a altura do Sol no céu diurno e o comprimento da
have lunch, play in sombra projetada de um objeto com a parte do dia: amanhecer,
the park, have dinner, manhã, meio-dia, tarde, anoitecer.
go to bed.
História
• Reconhecer as diferentes formas de organização do tempo
cronológico por meio dos diferentes calendários, bem como os
seus processos de criação.
Cambridge Life Competencies:
Demonstra entendimento da relação entre novas ideias.
Usa plataformas diferentes para produzir e descrever seus designs.
Resolve problemas simples.
Faz previsões e estimativas a partir de informações prestadas.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 91 4ª Edição 91