Page 91 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 91

Quadros de planejamento Ensino Fundamental
                             Anos Iniciais (2º ao 5º ano)

                           2º Ano EFAI – Livro Super Minds 2
                                       Etapa 1


            PANORAMA GERAL            VIVÊNCIAS CLIL PROPOSTAS NO LIVRO
              DA UNIDADE             COM HABILIDADES INTERDISCIPLINARES
           Unit 0 – Back to
           school
           Vocabulary
           The classroom:
           bookcase, wall, board,
           clock, door, cupboard,
           window, chair, crayon,
           floor
                              Projeto CLIL – Time
                              Integrar conteúdos de Matemática, Ciências da Natureza e Língua
                              Inglesa.
                              New Language:
                              Sundial, Roman numbers, sun, shadow
                              Habilidades:
                              Matemática
                              •  Utilizar o número para contar, ordenar ou como indicador de
                                medida, em diferentes situações do dia a dia.
           Unit 1 - My Day    •  Criar sequências regulares, figurais ou numéricas, com elementos
                                do cotidiano ou de outras áreas do conhecimento, considerando
           Big Question         regras (padrões) preestabelecidas.
           How do we know the   •  Investigar a duração de atividades do dia a dia na escola e medir
           time?                a duração de intervalos de tempo em que acontecem por meio
           Vocabulary           de ampulhetas ou relógios digitais, registrando horário de início e
                                fim de intervalo.
           Daily routines: get   Ciências da Natureza
           up, get dresses, have   •  Relacionar a duração do dia e da noite ao movimento aparente do
           breakfast, brush your   Sol pelo céu, com incidência de luz e calor recebidos do Sol.
           teeth, go to school,   •  Associar a altura do Sol no céu diurno e o comprimento da
           have lunch, play in   sombra projetada de um objeto com a parte do dia: amanhecer,
           the park, have dinner,   manhã, meio-dia, tarde, anoitecer.
           go to bed.
                              História
                              •  Reconhecer as diferentes formas de organização do tempo
                                cronológico por meio dos diferentes calendários, bem como os
                                seus processos de criação.
                              Cambridge Life Competencies:
                              Demonstra entendimento da relação entre novas ideias.
                              Usa plataformas diferentes para produzir e descrever seus designs.
                              Resolve problemas simples.
                              Faz previsões e estimativas a partir de informações prestadas.


 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  91                      4ª Edição  91
   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96