Page 96 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 96
Stories
The Burglars; What A Day!; The Zoo Keeper and The tree on the track.
As histórias propostas no livro são curtas e pretendem enfocar valores. Ca-
berá ao professor evidenciar os valores e estender a discussão, que poderá ser
introduzida em outras atividades contempladas durante a etapa. É impor-
tante seguir o Teacher´s guide no livro do professor e observar as sugestões
apresentadas para se trabalhar esse tipo de atividade. Todavia, nada impede
que o professor incorpore novas atividades a fim de estender a proposta.
Sugestões de extensão das atividades CLIL
As atividades CLIL poderão ser feitas como sugerido no livro. Contudo, há
sempre a possibilidade de expansão do projeto, permitindo promover a in-
teração com as demais componentes curriculares e integrar o aprendizado
do aluno, ponto central na proposta do PMB. O diálogo entre especialista
bilíngue e coordenador, a partir das habilidades indicadas para cada projeto,
permitirá o entendimento da melhor abordagem a ser adotada.
Exhibitions and Posters
Dentre as atividades sugeridas, várias remetem à elaboração de posters ou
similares. É importante enfatizar que o objetivo da criação de poster visa um
leitor ou um público, além da explicação oral por parte do estudante. Todo
esse trabalho, escrito e verbalizado, remete ao (bi)letramento que será mais
sistematizado a partir desta fase.
Abaixo algumas possibilidades de expansão das propostas do material.
Projeto unidade 1 – Time
Este projeto desenvolve habilidades de Matemática, Ciências da Natureza
e História, e pretende fazer com que os estudantes entendam e apliquem os
conceitos de tempo, luz/sombra, dia/noite e se familiarizem com os numerais
romanos. Pode facilmente ser expandido e trabalhado na metodologia do
PBL, em que, primeiramente, a curiosidade dos estudantes será aguçada a
partir da “big question”. A nova edição do Super Minds sugere uma pergunta
96 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue