Page 96 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 96

Stories

          The Burglars; What A Day!; The Zoo Keeper and The tree on the track.

          As histórias propostas no livro são curtas e pretendem enfocar valores. Ca-
          berá ao professor evidenciar os valores e estender a discussão, que poderá ser
          introduzida em outras atividades contempladas durante a etapa. É impor-
          tante seguir o Teacher´s guide no livro do professor e observar as sugestões
          apresentadas para se trabalhar esse tipo de atividade. Todavia, nada impede
          que o professor incorpore novas atividades a fim de estender a proposta.

          Sugestões de extensão das atividades CLIL
          As atividades CLIL poderão ser feitas como sugerido no livro. Contudo, há
          sempre a possibilidade de expansão do projeto, permitindo promover a in-
          teração com as demais componentes curriculares e integrar o aprendizado
          do aluno, ponto central na proposta do PMB.  O diálogo entre especialista
          bilíngue e coordenador, a partir das habilidades indicadas para cada projeto,
          permitirá o entendimento da melhor abordagem a ser adotada.
          Exhibitions and Posters

          Dentre as atividades sugeridas, várias remetem à elaboração de posters ou
          similares. É importante enfatizar que o objetivo da criação de poster visa um
          leitor ou um público, além da explicação oral por parte do estudante. Todo
          esse trabalho, escrito e verbalizado, remete ao (bi)letramento que será mais
          sistematizado a partir desta fase.
          Abaixo algumas possibilidades de expansão das propostas do material.

          Projeto unidade 1 – Time
          Este projeto desenvolve habilidades de Matemática, Ciências da Natureza
          e História, e pretende fazer com que os estudantes entendam e apliquem os
          conceitos de tempo, luz/sombra, dia/noite e se familiarizem com os numerais
          romanos. Pode facilmente ser expandido e trabalhado na metodologia do
          PBL, em que, primeiramente, a curiosidade dos estudantes será aguçada a
          partir da “big question”. A nova edição do Super Minds sugere uma pergunta




           96  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101