Page 98 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 98

Etapa 2

            PANORAMA GERAL DA          VIVÊNCIAS CLIL PROPOSTAS NO LIVRO
                 UNIDADE              COM HABILIDADES INTERDISCIPLINARES

                                 Projeto CLIL – Weights
                                 Integrar conteúdos de Matemática e Língua Inglesa.
                                 New Language:
                                 Grams, weigh, numbers 200 – 900
                                 Habilidades:
                                 Matemática
                                 •  Utilizar números para contar, ordenar ou como indicador de
                                   medida, em diferentes situações do dia a dia.
                                 •  Quantificar objetos de uma coleção até 1000 unidades ou
                                   mais, em situações de interesse próprio ou do grupo, em
                                   jogos, brincadeiras ou situações de sala de aula, verbalizando
                                   os resultados ou anotando-os por registros pessoais e
                                   numéricos e na reta numérica.
                                 •  Construir os fatos básicos da adição e utilizá-los nos
                                   procedimentos de cálculo e na resolução de problemas.
           Unit 4 – The market   •  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com
           Big Question            números de até três ordens (com ou sem trocas), envolvendo
           How can we buy food?    seus diferentes significados, com o auxílio de desenhos e
           Vocabulary              materiais manipulativos, utilizando estratégias e formas de
           Food: Tomatoes, beans,   registro pessoais.
           greens, potatoes, kiwis,   •  Medir diferentes grandezas por meio de procedimentos
           lemons, bread, mangoes,   pessoais, usando instrumentos de medida não convencionais
           grapes, eggs, waterme-
           lons                    e convencionais, como palmos, pés, barbantes, palitos,
                                   colheres, copos, frascos de 1 litro, meio ou ¼ de litro,
                                   ampulhetas, relógios, balanças, em diferentes situações do
                                   cotidiano.
                                 •  Comparar e ordenar objetos ou pessoas por comprimento,
                                   capacidade ou massa, usando a linguagem matemática,
                                   desenvolvendo o significado de diferentes grandezas e seu
                                   uso no cotidiano.
                                 Ciências da Natureza
                                 •  Selecionar alimentos saudáveis que devem fazer
                                   parte das refeições diárias, tendo em vista a saúde e o
                                   desenvolvimento do corpo (ex.: uso de legumes, verduras,
                                   frutas, leite, ovos, carnes etc.).
                                 Cambridge Life Competencies:
                                 •  Formula e verifica hipóteses.
                                 •  Baseado em um modelo, desenvolve novos jogos, pratos,
                                   vestimentas.


           98  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103