Page 97 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 97

em cada unidade e para cada atividade CLIL. Após lançada a pergunta, vem
          o tempo de pesquisa e levantamento de hipóteses. Lembrando que todo o
          PBL tem um produto a ser construído para responder à pergunta inicial. No
          caso, o produto, na metodologia do PBL, não pode ser somente a construção
          do relógio, mas o relógio tem de responder ou ter uma função relacionada
          com o problema levantado. Digamos que o relógio servirá para eles pales-
          trarem para uma outra turma a respeito do tema. Nesse caso, o produto seria
          “ensinar outras turmas sobre o conceito de telling time”, o relógio é um apoio
          pedagógico. Ou pode-se fazer uma exposição, no estilo gallery walk, na qual
          quem vai passando pela exposição, ao ler as informações expostas, entende o
          conceito de time, sundial e Roman numerals. As crianças podem ficar ao lado
          dos cartazes e relógios e irem explicando para os que visitarem a exposição.
          Projeto unidade 2 – Habitats

          No projeto sugerido no livro os estudantes irão classificar os animais de acor-
          do com seus habitats. Primeiramente, parte-se da investigação, na qual os
          estudantes buscam pesquisar o conceito de habitat. A seguir, eles fazem a
          seriação, agrupam os animais e apresentam os grupos. Vale ainda explorar as
          características e curiosidades de cada ambiente, buscando conectá-las com
          as características físicas e até alimentares dos animais.
          Projeto unidade 3 – Where we live
          Este projeto é voltado à investigação dos espaços que fazem parte de uma
          cidade. A partir disso são trabalhadas as noções de localização e função dos
          espaços de convivência. A sugestão (desenho de um mapa de uma cidade)
          pode ser seguida, porém o professor pode ir além no projeto e elaborar com os
          estudantes maquetes de seus espaços de vivência (como uma praça da cidade,
          ou algum lugar público) e até mesmo da escola e entorno. Outra proposta é a
          de investigar as transformações nesses espaços com a passagem do tempo.
          Se possível, criar um mural feito pelos estudantes para expor suas criações na
          escola.








 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  97                      4ª Edição  97
   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102