Page 97 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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em cada unidade e para cada atividade CLIL. Após lançada a pergunta, vem
o tempo de pesquisa e levantamento de hipóteses. Lembrando que todo o
PBL tem um produto a ser construído para responder à pergunta inicial. No
caso, o produto, na metodologia do PBL, não pode ser somente a construção
do relógio, mas o relógio tem de responder ou ter uma função relacionada
com o problema levantado. Digamos que o relógio servirá para eles pales-
trarem para uma outra turma a respeito do tema. Nesse caso, o produto seria
“ensinar outras turmas sobre o conceito de telling time”, o relógio é um apoio
pedagógico. Ou pode-se fazer uma exposição, no estilo gallery walk, na qual
quem vai passando pela exposição, ao ler as informações expostas, entende o
conceito de time, sundial e Roman numerals. As crianças podem ficar ao lado
dos cartazes e relógios e irem explicando para os que visitarem a exposição.
Projeto unidade 2 – Habitats
No projeto sugerido no livro os estudantes irão classificar os animais de acor-
do com seus habitats. Primeiramente, parte-se da investigação, na qual os
estudantes buscam pesquisar o conceito de habitat. A seguir, eles fazem a
seriação, agrupam os animais e apresentam os grupos. Vale ainda explorar as
características e curiosidades de cada ambiente, buscando conectá-las com
as características físicas e até alimentares dos animais.
Projeto unidade 3 – Where we live
Este projeto é voltado à investigação dos espaços que fazem parte de uma
cidade. A partir disso são trabalhadas as noções de localização e função dos
espaços de convivência. A sugestão (desenho de um mapa de uma cidade)
pode ser seguida, porém o professor pode ir além no projeto e elaborar com os
estudantes maquetes de seus espaços de vivência (como uma praça da cidade,
ou algum lugar público) e até mesmo da escola e entorno. Outra proposta é a
de investigar as transformações nesses espaços com a passagem do tempo.
Se possível, criar um mural feito pelos estudantes para expor suas criações na
escola.
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