Page 103 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 103
Projeto 1 – Unidade 4 – Weights
O projeto sugerido no livro oportuniza às crianças um trabalho com as noções
de medidas e peso, assim como a de alimentos. Uma extensão do projeto seria
investigar com os alunos o trajeto que os alimentos percorrem até chegar às
prateleiras dos mercados. Como culminância, os alunos podem organizar um
Farmer’s Market, com cartazes e onde podem role-play a compra e venda de
uma lista de compras.
Projeto 2 – Unidade 5 – Materials
Nesta seção os alunos são convidados a investigar as propriedades dos ma-
teriais, mais especificamente daqueles usados nos móveis. Uma sugestão é
aprofundar o tema e propor aos estudantes, em parceria com a professora
regente, uma série de experiências que permitam aos estudantes verificar
como alguns materiais podem ser mais ou menos resistentes dependendo
do contexto. Sugerimos algumas atividades interessantes nesse sentido no
link a seguir: https://bit.ly/3SqoGRb. A partir de suas descobertas, os alunos
podem construir um modelo de um móvel indicando os materiais que consi-
deram mais apropriados.
Projeto 3 – Unidade 6 – Portraits
Este projeto encoraja os alunos a aguçarem suas percepções sobre manifes-
tações artísticas, a partir da apreciação de retratos produzidos por diferentes
artistas usando técnicas diversas. Esta aula pode ser feita na abordagem de
projetos CLIL, visando à aquisição da língua no processo de aprendizagem.
Como culminância, os alunos podem organizar uma exposição com suas pro-
duções (autorretratos), para responder à pergunta da unidade “How are faces
different?”.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 103 4ª Edição 103