Page 105 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 105

Projeto CLIL – Sports equipement
                          Integrar conteúdos de Educação Física e Língua Inglesa.
         Unit 8 – Sports   New Language:
         Club             Racket, helmet, board, goggles, snowboarding, equipment
                          Habilidades:
         Big Question     Educação Física
         What do we need   •  Identificar os elementos socioculturais constitutivos e estruturantes
         to play sports?    que caracterizam os diferentes tipos de jogos, brincadeiras,
                            atividades esportivas e atividades ginásticas.
         Vocabulary       •  Experimentar e fruir os esportes de marca e esportes de precisão,
         Sport: badminton,   identificar os elementos constitutivos e as características dessas
                            práticas corporais, valorizando o seu papel e o papel do outro.
         table tennis, baske-
         tball, baseball,   Matemática
                          •  Ler e interpretar dados apresentados em tabelas e gráficos de barras
         volleyball, swim-  simples.
         ming, football,   Cambridge Life Competencies:
         hockey, athletics  Demonstra entendimento da relação entre novas ideias.
                          Demonstra flexibilidade cognitiva.
                          Usa plataformas diferentes para produzir e descrever seus designs.



                          Projeto CLIL – Helping the environment
                          New Language:
         Unit 9 – Holiday   Natural environment, recycle, recycling, bin, rubbish, path
         Plans            Habilidades:
         Big Question     Geografia
         What makes a     •  Reconhecer as características presentes na paisagem e que refletem
                            as diferentes populações que constituem o espaço de vivência.
         good holiday?    •  Reconhecer as transformações nas paisagens provocadas pelo
         Vocabulary         homem ao longo do tempo.
         Holidays: read a   •  Reconhecer o cuidado pela natureza e do espaço de vivência, tendo
                            como referência o uso sustentável da água.
         comic, go hiking,   Ciências da Natureza
         visit cousins, help   •  Comparar e distinguir animais de acordo com as suas características
         in the garden, take   físicas (ex.: bico, penas, pelos, asas, patas, escamas, carapaças,
                            tamanho), ambiente em que vivem, locomoção e alimentação.
         riding lessons,   •  Discutir a respeito da importância dos componentes naturais do
         build a tree house,   ambiente (água, ar, luz e solo) para a manutenção da vida dos seres
         keep a scrapbook,   vivos e propor práticas de uso racional para esses recursos naturais.
         learn to swim, go   Cambridge Life Competencies:
         camping          Demonstra entendimento da relação entre novas ideias.
                          Demonstra flexibilidade cognitiva.
                          Participa em atividades exploratórias e investigativas.











 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  105                     4ª Edição 105
   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109   110