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3º Ano EFAI – Super Minds 3
          O livro Super Minds 3 apresenta atividades diversificadas com ênfase na pro-
          dução falada do estudante. Destacaremos as atividades de Talk and find out,
          que contemplam pesquisas e entrevistas entre os colegas e role plays ou Act
          out, baseados em tópicos de cada unidade, que funcionam como pequenos
          teatros que visam à simulação de situações reais de uso das línguas. Tais ati-
          vidades demandam do professor que pense com antecedência sobre cada
          uma, pois, muitas vezes, itens extras serão necessários para essa aula.

          A parte de escrita contempla a criação anual de um Scrap Book, que poderá
          ser decorado durante o ano todo. Ele será alimentado com textos produzidos
          pelos estudantes a cada final de unidade.

          Atividades como Find out, Act out e Scrap Book devem ser momentos de culmi-
          nância da unidade, pensados como atividades engajadoras, diferentes e ani-
          madas, pelas quais os alunos esperam com grande expectativa. Também pode
          ser um momento de avaliação de habilidades de Speaking e Writing, sempre
          visando não somente o resultado da produção final, mas todo o processo que
          gerou tais mostras.

          Biletramento
          Estruturas mais complexas serão integradas a cada estágio do livro. Maste-
          rizar ou aperfeiçoar tais conteúdos linguísticos demandará um trabalho por
          estágios (scaffolding) em todas as etapas, passando das atividades mais sim-
          ples para as mais complexas. A gradação dos conteúdos ajudará na aquisição
          das estruturas. As atividades de escrita seguem esse mesmo princípio; porém,
          sempre começando pela contextualização falada, repetida em diversos mo-
          mentos, para depois seguir para a escrita.
          A produção de listas, pequenos textos, cartazes, convites, propagandas, in-
          fográficos, dentre outros gêneros pode ser contextualizada nas estruturas já
          trabalhadas. Lembrando sempre de que esse texto deve começar a ser escrito
          muito antes da produção final. Ou seja, quando são apresentados os vocábu-
          los, a gramática, as frases e partindo para a construção de pequenas produ-
          ções escritas. Além do texto de apoio, ou exemplo, para o estudante partir
          para sua própria produção.

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