Page 114 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 114
O momento das histórias pode ser usado como Hook, ou seja, para ganhar
atenção dos estudantes para um trabalho posterior. Por serem histórias com
fundo moral, recomenda-se a interlocução com a disciplina de Ensino Reli-
gioso ou OPEE. A partir do tema abordado na história, sugerimos a problema-
tização ou exploração do tema pela metodologia CLIL.
Sugestões de extensão das atividades CLIL
As atividades CLIL poderão ser desenvolvidas como sugerido no livro. Contu-
do, há sempre a possibilidade de expansão do projeto, permitindo promover a
interação com as demais componentes curriculares e integrar o aprendizado
do aluno, ponto central na proposta do PMB. O diálogo entre especialista
bilíngue e coordenador, a partir das habilidades indicadas para cada projeto,
permitirá o entendimento da melhor abordagem a ser adotada.
Cronograma do projeto
Normalmente, os projetos requerem algumas aulas; portanto, o professor
pode se antecipar ao projeto. Ele não precisa chegar até a página que consta
o projeto. A distribuição das aulas do Projeto Marista Bilíngue permite ao
professor explorar o material didático na sequência que melhor atender a
unidade.
Abaixo elencamos algumas possibilidades de expansão das propostas do ma-
terial.
Projeto unidade 1 – Geometrical shapes
Este projeto desenvolve habilidades de Matemática, Ciências da Natureza
e História, e pretende fazer com que os estudantes entendam e apliquem os
conceitos de formas geométricas e as identifiquem na natureza. Os estudan-
tes podem organizar uma expedição pelos espaços da escola em busca das
formas geométricas e fazer registros dessas descobertas, por foto ou desenho.
Em seguida, podem seguir no sentido da proposta do livro e construir animais
ou objetos a partir das formas. A professora pode ainda convidar os alunos a
criarem um nome e pequena descrição da obra para, finalmente, organizar
uma exibição das produções.
114 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue