Page 114 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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O momento das histórias pode ser usado como Hook, ou seja, para ganhar
          atenção dos estudantes para um trabalho posterior. Por serem histórias com
          fundo moral, recomenda-se a interlocução com a disciplina de Ensino Reli-
          gioso ou OPEE. A partir do tema abordado na história, sugerimos a problema-
          tização ou exploração do tema pela metodologia CLIL.
          Sugestões de extensão das atividades CLIL

          As atividades CLIL poderão ser desenvolvidas como sugerido no livro. Contu-
          do, há sempre a possibilidade de expansão do projeto, permitindo promover a
          interação com as demais componentes curriculares e integrar o aprendizado
          do aluno, ponto central na proposta do PMB.  O diálogo entre especialista
          bilíngue e coordenador, a partir das habilidades indicadas para cada projeto,
          permitirá o entendimento da melhor abordagem a ser adotada.
          Cronograma do projeto
          Normalmente, os projetos requerem algumas aulas; portanto, o professor
          pode se antecipar ao projeto. Ele não precisa chegar até a página que consta
          o projeto. A distribuição das aulas do Projeto Marista Bilíngue permite ao
          professor explorar o material didático na sequência que melhor atender a
          unidade.

          Abaixo elencamos algumas possibilidades de expansão das propostas do ma-
          terial.
          Projeto unidade 1 – Geometrical shapes
          Este projeto desenvolve habilidades de Matemática, Ciências da Natureza
          e História, e pretende fazer com que os estudantes entendam e apliquem os
          conceitos de formas geométricas e as identifiquem na natureza. Os estudan-
          tes podem organizar uma expedição pelos espaços da escola em busca das
          formas geométricas e fazer registros dessas descobertas, por foto ou desenho.
          Em seguida, podem seguir no sentido da proposta do livro e construir animais
          ou objetos a partir das formas. A professora pode ainda convidar os alunos a
          criarem um nome e pequena descrição da obra para, finalmente, organizar
          uma exibição das produções.






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