Page 115 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 115

Projeto unidade 2 – Edible plants
          O projeto sugerido no livro convida os estudantes a desenhar um picnic com
          comidas e bebidas de origem vegetal. Para expandir a proposta, a partir dos
          desenhos dos alunos, as turmas podem desenvolver um cardápio para um
          picnic real. A professora pode mobilizar os alunos a pensar sobre o que tor-
          na os alimentos saudáveis e de que forma cada um poderia contribuir para
          a organização do lanche: quem irá trazer as comidas e bebidas? Quem irá
          organizar a mesa do picnic? Quem irá limpar a área após terminarem? Essas
          são algumas reflexões que podem iniciar um importante diálogo em torno
          de valores como colaboração e boa convivência. Outra sugestão de expansão
          seria organizar uma horta. Os estudantes podem acompanhar o crescimento
          do vegetal, fazer registros desse processo, e pensar sobre as etapas que devem
          acontecer antes que o alimento chegue à mesa em suas casas. Finalmente, os
          estudantes podem fazer um diário de suas refeições e, após um tempo deter-
          minado, analisar quão saudáveis foram no período. A partir de suas consta-
          tações podem pensar uma campanha para estimular a alimentação saudável
          na escola.
          Inspiration – Projeto realizado por estudantes do primeiro ano em uma escola
          norte-americana para acompanhar o crescimento das plantas: https://bit.
          ly/3xZYgxt
          Projeto unidade 3 – Jobs at night
          Este projeto propõe que os alunos reflitam sobre como é trabalhar à noite.
          O produto sugerido no material é a produção do diário de um trabalhador
          noturno. Uma sugestão seria organizar, mesmo que on-line, uma ou mais
          entrevistas com pessoas da comunidade (familiares, amigos dos alunos) que
          tenham trabalhos noturnos. Os estudantes podem produzir as perguntas e, a
          partir das respostas, comparar essas diferentes rotinas.

          Inspiration – No projeto Work Helper in our Detroit Community, estudantes
          criaram um mapa da sua cidade com informações sobre os agentes da co-
          munidade e a importância do trabalho deles. Para mais detalhes, siga o link:
          https://bit.ly/3rbj6Gy





 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  115                     4ª Edição 115
   110   111   112   113   114   115   116   117   118   119   120