Page 115 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 115
Projeto unidade 2 – Edible plants
O projeto sugerido no livro convida os estudantes a desenhar um picnic com
comidas e bebidas de origem vegetal. Para expandir a proposta, a partir dos
desenhos dos alunos, as turmas podem desenvolver um cardápio para um
picnic real. A professora pode mobilizar os alunos a pensar sobre o que tor-
na os alimentos saudáveis e de que forma cada um poderia contribuir para
a organização do lanche: quem irá trazer as comidas e bebidas? Quem irá
organizar a mesa do picnic? Quem irá limpar a área após terminarem? Essas
são algumas reflexões que podem iniciar um importante diálogo em torno
de valores como colaboração e boa convivência. Outra sugestão de expansão
seria organizar uma horta. Os estudantes podem acompanhar o crescimento
do vegetal, fazer registros desse processo, e pensar sobre as etapas que devem
acontecer antes que o alimento chegue à mesa em suas casas. Finalmente, os
estudantes podem fazer um diário de suas refeições e, após um tempo deter-
minado, analisar quão saudáveis foram no período. A partir de suas consta-
tações podem pensar uma campanha para estimular a alimentação saudável
na escola.
Inspiration – Projeto realizado por estudantes do primeiro ano em uma escola
norte-americana para acompanhar o crescimento das plantas: https://bit.
ly/3xZYgxt
Projeto unidade 3 – Jobs at night
Este projeto propõe que os alunos reflitam sobre como é trabalhar à noite.
O produto sugerido no material é a produção do diário de um trabalhador
noturno. Uma sugestão seria organizar, mesmo que on-line, uma ou mais
entrevistas com pessoas da comunidade (familiares, amigos dos alunos) que
tenham trabalhos noturnos. Os estudantes podem produzir as perguntas e, a
partir das respostas, comparar essas diferentes rotinas.
Inspiration – No projeto Work Helper in our Detroit Community, estudantes
criaram um mapa da sua cidade com informações sobre os agentes da co-
munidade e a importância do trabalho deles. Para mais detalhes, siga o link:
https://bit.ly/3rbj6Gy
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 115 4ª Edição 115