Page 111 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 111
Projeto CLIL – Edible Plants
Integrar conteúdos de ciência, geografia e matemática.
New Language:
Butterfly, habitat, grassland, ocean, polar habitat, rainforest, live, tuna
fish
Habilidades:
Ciências da Natureza
Unit 2 – The picnic • Identificar os alimentos que contêm nutrientes (carboidratos, proteí-
nas, lipídios, vitaminas e sais minerais) indispensáveis à manutenção
Big Question de uma vida saudável e propor refeições equilibradas.
What’s good to • Pesquisar os usos que os seres humanos fazem das plantas na ali-
eat? mentação (raízes, folhas, caules e frutos) e na indústria (mobiliário,
Vocabulary cosméticos, aromatizantes, medicamentos), valorizando a sua impor-
tância para a saúde e o bem-estar humano.
Food: apple juice,
cheese, lemonade, Matemática
salad, rolls, soup, • Coletar, organizar, categorizar e comunicar dados coletados em pes-
vegetables, water quisas, usando diagramas, tabelas, gráficos e tecnologias digitais.
• Ler e interpretar dados referentes a objetos ou fatos da realidade, dis-
postos em tabelas simples ou de dupla entrada e gráficos pictóricos,
de barras simples (linhas ou colunas).
Cambridge Life Competencies:
Organiza e classifica objetos e atividades de acordo com característi-
cas-chave.
Resolve quebra-cabeças simples.
Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
Projeto CLIL – Jobs at night
Integrar o conteúdo de geografia e história com língua inglesa.
New Language:
Police officer, ambulance driver, vet, cleaner, fire, diary, asleep, go for
a walk
Unit 3 – Daily Tasks Habilidades:
Big Question Geografia
What’s it like to • Valorizar a participação da comunidade na elaboração e gestão de
work at night? projetos do município.
Vocabulary • Validar as diferentes formas de trabalho no espaço do campo e da
cidade.
Daily task: wash • Avaliar as relações entre os diferentes modos de vida com alteridade.
up, tidy up, sweep,
cook, feed the dog, História
dry the dishes, do • Diferenciar as diferentes regras de convívio e respeito nos espaços
the shopping, take públicos e privados.
the dog for a walk • Compreender as diferentes formas de trabalhar e de viver nos espa-
ços urbano e rural e o uso da tecnologia nesses processos.
Cambridge Life Competencies:
Comunica respostas pessoais a novas ideias ou obras de arte.
Participa em atividades exploratórias e investigativas.
Demonstra flexibilidade cognitiva.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 111 4ª Edição 111