Page 111 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 111

Projeto CLIL – Edible Plants
                          Integrar conteúdos de ciência, geografia e matemática.
                          New Language:
                          Butterfly, habitat, grassland, ocean, polar habitat, rainforest, live, tuna
                          fish
                          Habilidades:
                          Ciências da Natureza
         Unit 2 – The picnic  •  Identificar os alimentos que contêm nutrientes (carboidratos, proteí-
                            nas, lipídios, vitaminas e sais minerais) indispensáveis à manutenção
         Big Question       de uma vida saudável e propor refeições equilibradas.
         What’s good to   •  Pesquisar os usos que os seres humanos fazem das plantas na ali-
         eat?               mentação (raízes, folhas, caules e frutos) e na indústria (mobiliário,
         Vocabulary         cosméticos, aromatizantes, medicamentos), valorizando a sua impor-
                            tância para a saúde e o bem-estar humano.
         Food: apple juice,
         cheese, lemonade,   Matemática
         salad, rolls, soup,   •  Coletar, organizar, categorizar e comunicar dados coletados em pes-
         vegetables, water  quisas, usando diagramas, tabelas, gráficos e tecnologias digitais.
                          •  Ler e interpretar dados referentes a objetos ou fatos da realidade, dis-
                            postos em tabelas simples ou de dupla entrada e gráficos pictóricos,
                            de barras simples (linhas ou colunas).
                          Cambridge Life Competencies:
                          Organiza e classifica objetos e atividades de acordo com característi-
                          cas-chave.
                          Resolve quebra-cabeças simples.
                          Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
                          Projeto CLIL – Jobs at night
                          Integrar o conteúdo de geografia e história com língua inglesa.
                          New Language:
                          Police officer, ambulance driver, vet, cleaner, fire, diary, asleep, go for
                          a walk
         Unit 3 – Daily Tasks  Habilidades:
         Big Question     Geografia
         What’s it like to   •  Valorizar a participação da comunidade na elaboração e gestão de
         work at night?     projetos do município.
         Vocabulary       •  Validar as diferentes formas de trabalho no espaço do campo e da
                            cidade.
         Daily task: wash   •  Avaliar as relações entre os diferentes modos de vida com alteridade.
         up, tidy up, sweep,
         cook, feed the dog,   História
         dry the dishes, do   •  Diferenciar as diferentes regras de convívio e respeito nos espaços
         the shopping, take   públicos e privados.
         the dog for a walk  •  Compreender as diferentes formas de trabalhar e de viver nos espa-
                            ços urbano e rural e o uso da tecnologia nesses processos.
                          Cambridge Life Competencies:
                          Comunica respostas pessoais a novas ideias ou obras de arte.
                          Participa em atividades exploratórias e investigativas.
                          Demonstra flexibilidade cognitiva.





 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  111                     4ª Edição 111
   106   107   108   109   110   111   112   113   114   115   116