Page 110 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 110
Etapa 1
PANORAMA GERAL VIVÊNCIAS CLIL PROPOSTAS NO LIVRO
DA UNIDADE COM HABILIDADES INTERDISCIPLINARES
Unit 0 – Meet The
Explorers
Vocabulary
Revision of num-
bers: 21-100
upstairs, cellar,
downstairs
Projeto CLIL – Geometrical shapes
Integrar conteúdos de Matemática e Língua Inglesa.
New Language:
Geometrical shape, building, pentagon, hexagon, side, angle, strong
Habilidades:
Matemática
• Descrever, continuar ou completar lacunas em sequências repetitivas
ou recursivas, figurais ou numéricas a partir da descoberta e descri-
Unit 1 – Our School ção (oral ou escrita) de um padrão.
• Desenhar quadriláteros (quadrados, retângulos, triângulos, paralele-
Big Question pípedos, trapézios, losangos) em diferentes posições, à mão livre,
What kinds of puz- com o uso de régua, de malhas, ou com suporte em geoplanos qua-
zles are there? drangulares e tecnologias digitais, nomeando-os.
Vocabulary • Classificar e comparar figuras planas (quadrado, triângulo, retângulo,
School Subjects: paralelogramo, trapézio, losango), considerando seus lados (quanti-
Art, English, Geo- dade, posições relativas e comprimento) e número de vértices.
graphy, Music, I.T, • Observar a realidade e perceber a presença frequente de quadrados
History, Maths, e retângulos.
Science, P.E
• Compor e decompor figuras geométricas planas, usando materiais
como geoplanos, tangrans, dobraduras, recorte e colagem e ladrilha-
mentos para desenvolver a noção de área e de unidade de medida
de área.
Cambridge Life Competencies:
Demonstra entendimento da relação entre novas ideias.
Usa plataformas diferentes para produzir e descrever seus designs.
Resolve problemas simples.
Faz previsões e estimativas a partir de informações fornecidas.
110 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue