Page 118 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 118
As competências linguísticas, listadas na tabela, são o conteúdo mínimo con-
templado neste volume. Portanto, a aquisição dos itens elencados precisa
estar garantida para que não ocorra prejuízo no livro seguinte. Obviamente,
por se tratar de Programa Bilíngue, é esperado que o estudante vá além do que
for aqui alistado, uma vez que a exposição à língua diariamente e os projetos
interdisciplinares CLIL promovem um ganho adicional ao que é proposto nos
livros.
COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA – FUNÇÃO DE LINGUAGEM
RECEPTIVA: LINGUAGEM DE SALA / VOCABULÁRIO / ESTRUTURAS
BICS AND CALP – instrução apresentada na tabela da primeira etapa.
Além do vocabulário trabalhado na etapa, o estudante tem de garantir a produção falada
e escrita das seguintes estruturas e habilidades:
• Dar direções usando as preposições de lugar e vocabulário dos lugares na cidade. Aplicar em
diálogos e textos.
It´s opposite the / near / above / bellow… lugares da cidade.
• Usar o going to no sentido de dizer para onde está indo, bem como a respeito dos planos e
intenções.
Saber descrever ações passadas com o verbo to be no passado. Aplicar em perguntas,
respostas afirmativas e negativas.
Fazer comparações entre objetos / situações, usando o comparativo de superioridade
e superlativo.
Atividades de escrita podem contemplar relatos de planos futuros ou passado.
Descrições de animais, lugares ou outros tópicos interessantes. O importante é
estarem contextualizadas em projetos, apresentações ou trabalhos em equipe. A
construção do texto pode ocorrer por meio de pesquisas ou de forma coletiva.
Storytelling: Up High; The trap; The cave
118 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue