Page 118 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 118

As competências linguísticas, listadas na tabela, são o conteúdo mínimo con-
          templado neste volume. Portanto, a aquisição dos itens elencados precisa
          estar garantida para que não ocorra prejuízo no livro seguinte. Obviamente,
          por se tratar de Programa Bilíngue, é esperado que o estudante vá além do que
          for aqui alistado, uma vez que a exposição à língua diariamente e os projetos
          interdisciplinares CLIL promovem um ganho adicional ao que é proposto nos
          livros.


                COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA – FUNÇÃO DE LINGUAGEM


                  RECEPTIVA: LINGUAGEM DE SALA / VOCABULÁRIO / ESTRUTURAS

           BICS AND CALP – instrução apresentada na tabela da primeira etapa.

           Além do vocabulário trabalhado na etapa, o estudante tem de garantir a produção falada
           e escrita das seguintes estruturas e habilidades:

           •  Dar direções usando as preposições de lugar e vocabulário dos lugares na cidade. Aplicar em
             diálogos e textos.

           It´s opposite the / near / above / bellow… lugares da cidade.
           •  Usar o going to no sentido de dizer para onde está indo, bem como a respeito dos planos e
             intenções.
           Saber descrever ações passadas com o verbo to be no passado. Aplicar em perguntas,
           respostas afirmativas e negativas.
           Fazer comparações entre objetos / situações, usando o comparativo de superioridade
           e superlativo.
           Atividades de escrita podem contemplar relatos de planos futuros ou passado.
           Descrições  de  animais,  lugares  ou  outros  tópicos  interessantes.  O  importante  é
           estarem  contextualizadas  em  projetos,  apresentações  ou  trabalhos  em  equipe.  A
           construção do texto pode ocorrer por meio de pesquisas ou de forma coletiva.


          Storytelling:  Up High; The trap; The cave



          118  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122   123