Page 122 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 122

As competências linguísticas, listadas na tabela, são o conteúdo mínimo con-
          templado neste volume. Portanto, a aquisição dos itens elencados precisa
          estar garantida para que não ocorra prejuízo no livro seguinte. Obviamente,
          por se tratar de Programa Bilíngue, é esperado que o estudante vá além do que
          for aqui alistado, uma vez que a exposição à língua diariamente e os projetos
          interdisciplinares CLIL promovem um ganho adicional ao que é proposto nos
          livros.


                COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA – FUNÇÃO DE LINGUAGEM


                 RECEPTIVA: LINGUAGEM DE SALA / VOCABULÁRIO / ESTRUTURAS

           BICS AND CALP – instrução apresentada na tabela da primeira etapa.
           Além do vocabulário trabalhado na etapa, o estudante tem de garantir a produção falada
           das seguintes estruturas:
           Relatar ações passadas – aplicar verbos no  simple past simples:  subject+jumped/
           shouted/landed/ looked at/ woke up/ felt/ had / went/ gave / said.

           Subject + didn´t+ verbs

           Did + subject + verbs…?

           Relatar ações futuras – planos e intenções com going to e demais verbos.

           Algumas atividades possíveis de serem trabalhadas são textos nos quais espaços
           podem ser completados com verbos, imagens de ações para serem relacionadas
           com os verbos adequados e pequenas descrições empregando ações no passado.
           São formas de reforçar a aquisição escrita. Leituras e interpretação de texto de Short
           stories e produções feitas pelos estudantes, para depois serem expostas ao grupo
           maior. Biografias e relatos de fatos extraordinários que chamem a atenção dos
           estudantes também podem ser explorados.


          Storytelling: At the hospital; The final letters; The treasure




          122  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   117   118   119   120   121   122   123   124   125   126   127