Page 122 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 122
As competências linguísticas, listadas na tabela, são o conteúdo mínimo con-
templado neste volume. Portanto, a aquisição dos itens elencados precisa
estar garantida para que não ocorra prejuízo no livro seguinte. Obviamente,
por se tratar de Programa Bilíngue, é esperado que o estudante vá além do que
for aqui alistado, uma vez que a exposição à língua diariamente e os projetos
interdisciplinares CLIL promovem um ganho adicional ao que é proposto nos
livros.
COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA – FUNÇÃO DE LINGUAGEM
RECEPTIVA: LINGUAGEM DE SALA / VOCABULÁRIO / ESTRUTURAS
BICS AND CALP – instrução apresentada na tabela da primeira etapa.
Além do vocabulário trabalhado na etapa, o estudante tem de garantir a produção falada
das seguintes estruturas:
Relatar ações passadas – aplicar verbos no simple past simples: subject+jumped/
shouted/landed/ looked at/ woke up/ felt/ had / went/ gave / said.
Subject + didn´t+ verbs
Did + subject + verbs…?
Relatar ações futuras – planos e intenções com going to e demais verbos.
Algumas atividades possíveis de serem trabalhadas são textos nos quais espaços
podem ser completados com verbos, imagens de ações para serem relacionadas
com os verbos adequados e pequenas descrições empregando ações no passado.
São formas de reforçar a aquisição escrita. Leituras e interpretação de texto de Short
stories e produções feitas pelos estudantes, para depois serem expostas ao grupo
maior. Biografias e relatos de fatos extraordinários que chamem a atenção dos
estudantes também podem ser explorados.
Storytelling: At the hospital; The final letters; The treasure
122 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue