Page 126 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 126

Projeto CLIL: Floods
                            Integrar o conteúdo de Ciências da Natureza com Língua Inglesa.
                            New Language:
                            Wave, river, bank, land, melt, snow, flood
                            Habilidades:
                            Ciências da Natureza
                            •  Reconhecer, por meio de substâncias de uso cotidiano e de expe-
                              rimentos, que nas misturas ocorre a preservação das propriedades
                              das substâncias originalmente associadas (ex.; suco de laranja, areia
                              decantada em água etc.).
                            •  Observar e relatar processos reversíveis e não reversíveis por meio
           Unit 3 – Danger!   de experiências simples e de fenômenos naturais (ex.: fusão-solidifi-
           Big Question       cação da água, deformação de uma mola, queima de papel, mistura
           How can water be   de tintas etc.).
           dangerous?       •  Levantar as condições de saneamento básico e das campanhas de
           Vocabulary         vacinação no próprio município, no estado e no país para comparar
           Emergencies: fire,   os dados.
           flood, emergency   Geografia
           services, police car,   •  Diferenciar as paisagens do estado considerando a importância e a
           police officer, fire   influência dos elementos naturais sobre a ocupação e organização
           engine, firefighter,   do espaço do estado.
           ambulance, para-  •  Identificar as principais características naturais (relevo, cobertura
           medic              vegetal e rios) do estado.
                            •  Valorizar ações socioambientais sustentáveis tendo como referência
                              os impactos provocados pela ação humana e que repercutem direta-
                              mente sobre as paisagens naturais.
                            •  Avaliar as alterações ambientais sobre o relevo, a cobertura vegetal
                              e os rios, provocadas pelas atividades econômicas que se desenvol-
                              vem no estado.
                            Cambridge Life Competencies:
                            Explica a razão pela qual um evento aconteceu (por exemplo, relação
                            de causa e efeito).
                            Cria canções ou poemas que expressam interesse pessoal, emoções ou
                            identidade.






          126  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   121   122   123   124   125   126   127   128   129   130   131