Page 126 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 126
Projeto CLIL: Floods
Integrar o conteúdo de Ciências da Natureza com Língua Inglesa.
New Language:
Wave, river, bank, land, melt, snow, flood
Habilidades:
Ciências da Natureza
• Reconhecer, por meio de substâncias de uso cotidiano e de expe-
rimentos, que nas misturas ocorre a preservação das propriedades
das substâncias originalmente associadas (ex.; suco de laranja, areia
decantada em água etc.).
• Observar e relatar processos reversíveis e não reversíveis por meio
Unit 3 – Danger! de experiências simples e de fenômenos naturais (ex.: fusão-solidifi-
Big Question cação da água, deformação de uma mola, queima de papel, mistura
How can water be de tintas etc.).
dangerous? • Levantar as condições de saneamento básico e das campanhas de
Vocabulary vacinação no próprio município, no estado e no país para comparar
Emergencies: fire, os dados.
flood, emergency Geografia
services, police car, • Diferenciar as paisagens do estado considerando a importância e a
police officer, fire influência dos elementos naturais sobre a ocupação e organização
engine, firefighter, do espaço do estado.
ambulance, para- • Identificar as principais características naturais (relevo, cobertura
medic vegetal e rios) do estado.
• Valorizar ações socioambientais sustentáveis tendo como referência
os impactos provocados pela ação humana e que repercutem direta-
mente sobre as paisagens naturais.
• Avaliar as alterações ambientais sobre o relevo, a cobertura vegetal
e os rios, provocadas pelas atividades econômicas que se desenvol-
vem no estado.
Cambridge Life Competencies:
Explica a razão pela qual um evento aconteceu (por exemplo, relação
de causa e efeito).
Cria canções ou poemas que expressam interesse pessoal, emoções ou
identidade.
126 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue