Page 128 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 128

Stories

          The map; The knight; At the restaurant; The man in the car.

          O momento das histórias pode ser usado como Hook, ou seja, para ganhar a
          atenção dos estudantes para um trabalho posterior. Por serem histórias com
          fundo moral, recomenda-se a interlocução com a disciplina de Ensino Reli-
          gioso ou OPEE. A partir do tema abordado na história, sugerimos a problema-
          tização ou exploração do tema pela metodologia CLIL.

          Abaixo listamos algumas possibilidades de expansão das propostas do ma-
          terial.
          Projeto unidade 1 – Timelines

          O projeto propõe a leitura de uma linha do tempo de objetos relacionados à
          realeza. Além da investigação desse conteúdo, podem ser elaborados pro-
          jetos com o professor de História, a fim de dialogar com as habilidades do
          4º ano, que tratam mais do Brasil Colônia. Podem ser feitas investigações a
          respeito dos museus brasileiros que tratam do tema e itens representativos
          da história brasileira. Todavia, cabe ao professor decidir qual projeto casa
          melhor com sua realidade.

          Projeto unidade 2 – Maps and satellites
          Este projeto estimula os alunos a investigar a diferença entre imagens de sa-
          télite e mapas. Para isso, como produto, é sugerido um mapa de um espaço da
          cidade, como um dos bairros ou uma parte deles. O material irá apresentar um
          vídeo que estimulará os estudantes a dialogar sobre o que pode ser aprendido
          a partir de mapas e fotos de satélite. O professor poderá usar também outros
          materiais que considerar pertinentes para explorar esses conceitos com a
          turma.
          Sugerimos uma pesquisa pelo Google Earth, em que os estudantes irão do pla-
          neta para o continente, país, estado, até chegar à cidade e ao bairro escolhido.
          Essa é uma ferramenta muito interessante e que pode ser bem explorada com
          passeios virtuais por alguns lugares famosos, “visitas” às suas casas e locais





          128  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132   133