Page 128 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 128
Stories
The map; The knight; At the restaurant; The man in the car.
O momento das histórias pode ser usado como Hook, ou seja, para ganhar a
atenção dos estudantes para um trabalho posterior. Por serem histórias com
fundo moral, recomenda-se a interlocução com a disciplina de Ensino Reli-
gioso ou OPEE. A partir do tema abordado na história, sugerimos a problema-
tização ou exploração do tema pela metodologia CLIL.
Abaixo listamos algumas possibilidades de expansão das propostas do ma-
terial.
Projeto unidade 1 – Timelines
O projeto propõe a leitura de uma linha do tempo de objetos relacionados à
realeza. Além da investigação desse conteúdo, podem ser elaborados pro-
jetos com o professor de História, a fim de dialogar com as habilidades do
4º ano, que tratam mais do Brasil Colônia. Podem ser feitas investigações a
respeito dos museus brasileiros que tratam do tema e itens representativos
da história brasileira. Todavia, cabe ao professor decidir qual projeto casa
melhor com sua realidade.
Projeto unidade 2 – Maps and satellites
Este projeto estimula os alunos a investigar a diferença entre imagens de sa-
télite e mapas. Para isso, como produto, é sugerido um mapa de um espaço da
cidade, como um dos bairros ou uma parte deles. O material irá apresentar um
vídeo que estimulará os estudantes a dialogar sobre o que pode ser aprendido
a partir de mapas e fotos de satélite. O professor poderá usar também outros
materiais que considerar pertinentes para explorar esses conceitos com a
turma.
Sugerimos uma pesquisa pelo Google Earth, em que os estudantes irão do pla-
neta para o continente, país, estado, até chegar à cidade e ao bairro escolhido.
Essa é uma ferramenta muito interessante e que pode ser bem explorada com
passeios virtuais por alguns lugares famosos, “visitas” às suas casas e locais
128 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue