Page 117 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 117

Projeto CLIL – People and the sea
                          Integrar conteúdos de Geografia, Ciências da Natureza, História e Língua
                          Inglesa.
                          New Language:
                          Endanger, plastic, oil, pollution, coral reef, dying, ice, melting, dirty,
                          climate change, important, sea creature, oxygen, carbon dioxide, north/
                          south pole, flood, kill, turn (white) any more, lose, ocean, cup, leaflet.
                          Habilidades:
         Unit 5 – Under the   História
         sea              Caracterizar o papel da mídia na relação entre consumo e consumismo.
         Big Question     Geografia
         What’s in the sea?  •  Avaliar os impactos ambientais decorrentes da produção de lixo ten-
                            do como referência o modo de vida e a ação humana sobre os espa-
         Vocabulary         ços urbano e rural.
         Sea creatures:   •  Defender ações socioambientais sustentáveis no uso e ocupação dos
         seahorse, dolphin,   espaços do campo e da cidade.
         seal, shell, octopus,   •  Elaborar representações que propõem um espaço de vivência sus-
         anchor, starfish,   tentável.
         turtle           Ciências da Natureza
                          •  Criticar os desperdícios da água nos usos cotidianos e enunciar ações
                            de uso racional da água (reutilização de água de lavagem de roupas,
                            uso de água da chuva).
                          Cambridge Life Competencies:
                          Organiza e classifica objetos e atividades de acordo com características-
                          chave.
                          Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
                          Exercita o controle inibitório.
                          Projeto CLIL – Cave Paintings
                          Integrar conteúdos de Arte, História e Língua Inglesa.
                          New Language:
                          Artist, charcoal, rock powder, twig, ceiling, long ago, tell a story, cow,
         Unit 6 –Gadgets
                          Habilidades:
         Big Question     História
         How are gadgets   •  Identificar os aspectos sociais, econômicos e culturais de grupos hu-
         useful?            manos de diferentes origens étnicas e culturais.
         Vocabulary       Arte
         Technology: games   •  Identificar a multiplicidade de manifestações artísticas ao longo da
         console, electric   história, desde a arte rupestre até a cultura hip-hop.
         fan, walkie-talkie,   •  Analisar a arte em seus diferentes contextos através do estudo de
         electric toothbrush,   seus períodos históricos e manifestações culturais.
         tablet, torch, mobi-  •  Estabelecer relações de respeito com a própria produção e a produ-
         le phone, lift, laptop  ção do outro, percebendo as diferenças como alternativa de enrique-
                            cimento do discurso.
                          Cambridge Life Competencies:
                          Cria textos que expressam interesse pessoal, emoções ou identidade.
                          Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.





 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  117                     4ª Edição 117
   112   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122