Page 117 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 117
Projeto CLIL – People and the sea
Integrar conteúdos de Geografia, Ciências da Natureza, História e Língua
Inglesa.
New Language:
Endanger, plastic, oil, pollution, coral reef, dying, ice, melting, dirty,
climate change, important, sea creature, oxygen, carbon dioxide, north/
south pole, flood, kill, turn (white) any more, lose, ocean, cup, leaflet.
Habilidades:
Unit 5 – Under the História
sea Caracterizar o papel da mídia na relação entre consumo e consumismo.
Big Question Geografia
What’s in the sea? • Avaliar os impactos ambientais decorrentes da produção de lixo ten-
do como referência o modo de vida e a ação humana sobre os espa-
Vocabulary ços urbano e rural.
Sea creatures: • Defender ações socioambientais sustentáveis no uso e ocupação dos
seahorse, dolphin, espaços do campo e da cidade.
seal, shell, octopus, • Elaborar representações que propõem um espaço de vivência sus-
anchor, starfish, tentável.
turtle Ciências da Natureza
• Criticar os desperdícios da água nos usos cotidianos e enunciar ações
de uso racional da água (reutilização de água de lavagem de roupas,
uso de água da chuva).
Cambridge Life Competencies:
Organiza e classifica objetos e atividades de acordo com características-
chave.
Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
Exercita o controle inibitório.
Projeto CLIL – Cave Paintings
Integrar conteúdos de Arte, História e Língua Inglesa.
New Language:
Artist, charcoal, rock powder, twig, ceiling, long ago, tell a story, cow,
Unit 6 –Gadgets
Habilidades:
Big Question História
How are gadgets • Identificar os aspectos sociais, econômicos e culturais de grupos hu-
useful? manos de diferentes origens étnicas e culturais.
Vocabulary Arte
Technology: games • Identificar a multiplicidade de manifestações artísticas ao longo da
console, electric história, desde a arte rupestre até a cultura hip-hop.
fan, walkie-talkie, • Analisar a arte em seus diferentes contextos através do estudo de
electric toothbrush, seus períodos históricos e manifestações culturais.
tablet, torch, mobi- • Estabelecer relações de respeito com a própria produção e a produ-
le phone, lift, laptop ção do outro, percebendo as diferenças como alternativa de enrique-
cimento do discurso.
Cambridge Life Competencies:
Cria textos que expressam interesse pessoal, emoções ou identidade.
Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 117 4ª Edição 117