Page 119 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 119

Cabe ao professor personalizar e explorar os temas a fim de tirar um melhor
          proveito das discussões que podem ser levantadas pelas histórias. Sugerimos
          que o professor desenvolva aulas que dialoguem com os conteúdos de Ensino
          Religioso ou OPEE.
          Projeto 1 – Unidade 4 – Tall buildings

          O projeto sugerido no livro oportuniza às crianças um trabalho com as noções
          de cidade e prédios. Uma extensão do projeto seria investigar os prédios mais
          altos que existem na sua cidade e organizar uma linha do tempo dessa cons-
          trução e conservação desse espaço. Outra opção seria redesenhar o prédio
          da escola, pensando na utilidade de cada espaço, número de alunos etc. Os
          alunos podem construir uma maquete de suas soluções e apresentar para a
          comunidade escolar.

          Projeto 2 – Unidade 5 – People and the sea
          Esta unidade sugere que os alunos produzam um panfleto com sugestões
          para chamar a atenção para a poluição e mudança climática. Uma proposta
          seria investigar mais a fundo as diferentes propriedades da água, a diferença
          entre água potável e não potável, além de observar e registrar como a água é
          usada em suas comunidades (escolas, bairros). A partir disso, os alunos cria-
          riam panfletos (sugestão do material), comerciais de rádio ou outras ações
          voltadas para a conscientização.
          Inspiration: Projeto desenvolvido por alunos de uma escola em Moscou, em
          que investigaram as propriedades da água e propuseram ações para sua con-
          servação.  https://bit.ly/3fuJCry
          Projeto 3 – Unidade 6 – Cave paintings

          Este projeto convida os alunos a conhecer mais sobre as pinturas nas caver-
          nas, suas funções e materiais usados. Para expandir o tema e aprofundá-lo na
          big question da unidade, os alunos podem investigar diversos gadgets usados
          no dia a dia e propor novos usos para eles ou a criação de novas ferramentas a
          partir de necessidades ainda não atendidas.




 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  119                     4ª Edição 119
   114   115   116   117   118   119   120   121   122   123   124