Page 119 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 119
Cabe ao professor personalizar e explorar os temas a fim de tirar um melhor
proveito das discussões que podem ser levantadas pelas histórias. Sugerimos
que o professor desenvolva aulas que dialoguem com os conteúdos de Ensino
Religioso ou OPEE.
Projeto 1 – Unidade 4 – Tall buildings
O projeto sugerido no livro oportuniza às crianças um trabalho com as noções
de cidade e prédios. Uma extensão do projeto seria investigar os prédios mais
altos que existem na sua cidade e organizar uma linha do tempo dessa cons-
trução e conservação desse espaço. Outra opção seria redesenhar o prédio
da escola, pensando na utilidade de cada espaço, número de alunos etc. Os
alunos podem construir uma maquete de suas soluções e apresentar para a
comunidade escolar.
Projeto 2 – Unidade 5 – People and the sea
Esta unidade sugere que os alunos produzam um panfleto com sugestões
para chamar a atenção para a poluição e mudança climática. Uma proposta
seria investigar mais a fundo as diferentes propriedades da água, a diferença
entre água potável e não potável, além de observar e registrar como a água é
usada em suas comunidades (escolas, bairros). A partir disso, os alunos cria-
riam panfletos (sugestão do material), comerciais de rádio ou outras ações
voltadas para a conscientização.
Inspiration: Projeto desenvolvido por alunos de uma escola em Moscou, em
que investigaram as propriedades da água e propuseram ações para sua con-
servação. https://bit.ly/3fuJCry
Projeto 3 – Unidade 6 – Cave paintings
Este projeto convida os alunos a conhecer mais sobre as pinturas nas caver-
nas, suas funções e materiais usados. Para expandir o tema e aprofundá-lo na
big question da unidade, os alunos podem investigar diversos gadgets usados
no dia a dia e propor novos usos para eles ou a criação de novas ferramentas a
partir de necessidades ainda não atendidas.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 119 4ª Edição 119