Page 86 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 86
3.4 Planejamento Pedagógico no Ensino Fundamental Anos
Iniciais
Bilingual education is “a simple label for a complex pheno-
menon.” Colin Baker (1993: 9)
O Programa Marista Bilíngue para o Ensino Fundamental Anos Iniciais prevê
a incorporação de alguns conteúdos nucleares no decorrer de suas aulas, em
parceria com os projetos do segmento e em articulação com algumas habi-
lidades previstas para cada ano do Ensino Fundamental. Uma listagem das
habilidades das Matrizes Maristas para a Educação Básica que dialoga com as
propostas do livro e com os projetos CLIL de cada unidade está indicada nos
quadros de planejamento anual. Contudo, a seleção das habilidades a traba-
lhar será fruto das reuniões entre as coordenações do segmento, as equipes
docentes e o especialista bilíngue, que farão o alinhamento a partir da análise
dos projetos do segmento e dos conteúdos propostos nos livros didáticos,
podendo ir além das habilidades sugeridas na diretriz. Desta forma, será pos-
sível estabelecer planejamentos objetivos e claros, nos quais será possível
notar não somente as habilidades concernentes à aquisição de língua inglesa,
bem como as que tangem os conteúdos nucleares do ano em questão.
A conscientização do papel do professor do Programa Marista Bilíngue, que
passa a englobar a apropriação de outras habilidades que vão além da aquisi-
ção de língua inglesa, demandará estudos e trocas de saberes com os outros
educadores. Tais diálogos promoverão práticas mais assertivas e resultados
tanto em língua quanto em conteúdo, exatamente como prevê a abordagem
metodológica CLIL adotada pelo PMB. Destaca-se ainda a autoria das equipes
quanto aos projetos os quais, não necessariamente, precisam estar vincula-
dos ao livro didático.
86 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue