Page 86 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 86

3.4 Planejamento Pedagógico no Ensino Fundamental Anos
          Iniciais
                            Bilingual education is “a simple label for a complex pheno-
                                                    menon.” Colin Baker (1993: 9)

          O Programa Marista Bilíngue para o Ensino Fundamental Anos Iniciais prevê
          a incorporação de alguns conteúdos nucleares no decorrer de suas aulas, em
          parceria com os projetos do segmento e em articulação com algumas habi-
          lidades previstas para cada ano do Ensino Fundamental. Uma listagem das
          habilidades das Matrizes Maristas para a Educação Básica que dialoga com as
          propostas do livro e com os projetos CLIL de cada unidade está indicada nos
          quadros de planejamento anual. Contudo, a seleção das habilidades a traba-
          lhar será fruto das reuniões entre as coordenações do segmento, as equipes
          docentes e o especialista bilíngue, que farão o alinhamento a partir da análise
          dos projetos do segmento e dos conteúdos propostos nos livros didáticos,
          podendo ir além das habilidades sugeridas na diretriz. Desta forma, será pos-
          sível estabelecer planejamentos objetivos e claros, nos quais será possível
          notar não somente as habilidades concernentes à aquisição de língua inglesa,
          bem como as que tangem os conteúdos nucleares do ano em questão.

          A conscientização do papel do professor do Programa Marista Bilíngue, que
          passa a englobar a apropriação de outras habilidades que vão além da aquisi-
          ção de língua inglesa, demandará estudos e trocas de saberes com os outros
          educadores. Tais diálogos promoverão práticas mais assertivas e resultados
          tanto em língua quanto em conteúdo, exatamente como prevê a abordagem
          metodológica CLIL adotada pelo PMB. Destaca-se ainda a autoria das equipes
          quanto aos projetos os quais, não necessariamente,  precisam estar vincula-
          dos ao livro didático.













           86  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91