Page 87 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 87
Desenvolvimento de habilidades na coleção Super Minds
The Big Question
A pergunta norteadora é um dos novos elementos da 2ª edição do Super
Minds. Cada pergunta está diretamente ligada ao tema explorado ao longo
da unidade e se propõe a iniciar os alunos no ensino baseado na investigação.
Think and Learn – CLIL Lessons
As atividades de CLIL têm a proposta de dialogar com os conteúdos e habi-
lidades de distintas componentes curriculares, conforme indicado nos qua-
dros de planejamento anual. Para tanto, sugerimos a verificação do projeto
antes do início de cada unidade, pois as lições de CLIL não precisam ocorrer
na sequência do livro didático. O professor pode julgar o melhor momento
para iniciá-las, uma vez que a maioria delas são projetos que podem levar
mais de uma aula. Sendo assim, a aula do projeto CLIL proposta pelo livro
pode ocorrer uma vez por semana, por exemplo, com uma atividade de culmi-
nância ao final do projeto.
Language Focus
A nova edição da coleção Super Minds traz em seus livros estruturas de lin-
guagem apresentadas de forma contextualizada por meio de vídeos com si-
tuações de uso real da língua. Cada unidade traz um (Starter) ou dois (Level 1
em diante) vídeos animados.
Storytime
Esta é uma das seções que compõem atividades receptivas de leitura e com-
preensão auditiva. Fazeres dessa natureza demandam um preparo que an-
tecede o momento de leitura, como a introdução do contexto da história e o
PRE-TEACHING dos vocábulos desconhecidos. As histórias podem levantar
discussões culturais e pesquisas que podem ser anteriores ou posteriores.
Caberá ao professor verificar quais estratégias engajarão os alunos nos temas
propostos pelas histórias.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 87 4ª Edição 87