Page 80 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 80

Projeto CLIL – Fruit and vegetables.
                                             Integrar conteúdos de ciências.
                                             Habilidades:
                                             •  Reconhecer mapas simples.
                                             •  Identificar seres vivos (animais e
                                              plantas) e componentes do ambiente
                                              (água, ar, luz do Sol, areia e solo)
            Unit 5 – My Food                  percebendo a relação de dependência
                                              entre eles para manutenção da
            Big Question:                     vida. (Matriz Marista de Ciências da
            What food do we eat?              Natureza)
            Vocabulary:                      •  Associar a necessidade de mudanças
            Food: oranges, pears, tomatoes, milk,   de vestuário e hábitos alimentares
            chocolate, cakes, picnic, water   ao longo do ano de acordo com
                                              a variação da temperatura e da
            Describring: I like, I don’t like, do you   umidade. (Matriz Marista de Ciências
            like?                             Humanas)
                                             Cambridge Life Competencies:
                                             Selecionar e classificar objetos e
                                             atividade de acordo com características-
                                             chave.
                                             New language:
                                             Potatoes, carrot, bananas, ground, tree,
                                             fruit, vegetables, grow, come from.

                                             Projeto CLIL – Maps
                                             Integrar conteúdos de geografia -
                                             conhecimento de mundo.
                                             Habilidades:
                                             •  Reconhecer mapas simples.
                                             •  Organizar representações do seu lugar
                                              de vivência por meio das múltiplas
            Unit 6 – My Town                 •  linguagens (desenhos, mapas mentais,
            Big Question:                     figuras, histórias, brincadeiras).
            What’s in your town?             •  Elaborar representações cartográficas
            Vocabulary:                       considerando diferentes referenciais
            Parts of town: school, hospital, park, toy   •  espaciais, tendo o corpo como ponto
            shop, bus stop, cinema, town, city, park,   de partida.
            market.                          •  Elaborar mapas/croquis e itinerários
            Describing: There’s, There are.   que representem os diferentes
                                              espaços do ambiente escolar. (Matriz
                                              Marista de Ciências Humanas)
                                             Cambridge Life Competencies:
                                             Comparar diferentes tipos de
                                             informações.
                                             New language:
                                             Café, playground, sport centre, map.



           80  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85