Page 75 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 75

PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DO PROGRAMA MARISTA BILÍNGUE
              1º Ano do Ensino Fundamental – 1ª etapa – Capítulos 1 a 3


                                               VIVÊNCIAS CLIL PROPOSTAS
            PANORAMA GERAL DA UNIDADE          NO LIVRO COM HABILIDADES
                                                  INTERDISCIPLINARES

         Unit 0 – Say Hello!
         Vocabulary
         Colours: blue, green, yellow, orange red,
         pink.
         Numbers: 1-10.
                                           Projeto CLIL – Patterns.
                                           Integrar conteúdos de Matemática.
                                           Habilidades:
                                           •  Desenvolver o pensamento lógico
                                            matemático.
                                           •  Reproduzir, continuar e completar
                                            sequências de figuras, sons, objetos,
                                            fatos, pessoas, números naturais ou
                                            ordinais em diferentes atividades.
         Unit 1 - My Classroom             •  Explorar sequências de figuras, de
         Big Question:                      expressões verbais, musicais ou
         What’s in my classroom?            gestuais na observação de imagens,
         Vocabulary:                        objetos da natureza ou criados
                                            pelo homem, em histórias, músicas,
         Classroom objects: window, chair, book,   cantigas ou danças e constatar
         pencil, table, door.               regularidades e padrões.  Identificar
         Classroom language: stand up, sit here/  as regularidades nas sequências
         down, open/close your book, look, what   figurais, de palavras ou gestuais
         is it? It’s a…, come and see, teacher, boy,
         girl, children.                    repetitivas ou recursivas e descrever
                                            as regras de formação (os padrões)
                                            dessas sequências. (Matriz Marista de
                                            Matemática e suas tecnologias).
                                           Cambridge Life Competencies:
                                           Fazer previsões e estimativas a partir
                                           de informações dadas, classificar e
                                           organizar objetos por forma, tamanho,
                                           cor, peso, textura e posições.
                                           New Language: crayon, pen, rubber,
                                           pattern.



 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  75                      4ª Edição  75
   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80