Page 75 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 75
PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DO PROGRAMA MARISTA BILÍNGUE
1º Ano do Ensino Fundamental – 1ª etapa – Capítulos 1 a 3
VIVÊNCIAS CLIL PROPOSTAS
PANORAMA GERAL DA UNIDADE NO LIVRO COM HABILIDADES
INTERDISCIPLINARES
Unit 0 – Say Hello!
Vocabulary
Colours: blue, green, yellow, orange red,
pink.
Numbers: 1-10.
Projeto CLIL – Patterns.
Integrar conteúdos de Matemática.
Habilidades:
• Desenvolver o pensamento lógico
matemático.
• Reproduzir, continuar e completar
sequências de figuras, sons, objetos,
fatos, pessoas, números naturais ou
ordinais em diferentes atividades.
Unit 1 - My Classroom • Explorar sequências de figuras, de
Big Question: expressões verbais, musicais ou
What’s in my classroom? gestuais na observação de imagens,
Vocabulary: objetos da natureza ou criados
pelo homem, em histórias, músicas,
Classroom objects: window, chair, book, cantigas ou danças e constatar
pencil, table, door. regularidades e padrões. Identificar
Classroom language: stand up, sit here/ as regularidades nas sequências
down, open/close your book, look, what figurais, de palavras ou gestuais
is it? It’s a…, come and see, teacher, boy,
girl, children. repetitivas ou recursivas e descrever
as regras de formação (os padrões)
dessas sequências. (Matriz Marista de
Matemática e suas tecnologias).
Cambridge Life Competencies:
Fazer previsões e estimativas a partir
de informações dadas, classificar e
organizar objetos por forma, tamanho,
cor, peso, textura e posições.
New Language: crayon, pen, rubber,
pattern.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 75 4ª Edição 75