Page 70 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 70
Sugestões de atividades pedagógicas:
Para este primeiro momento, seguem algumas sugestões de atividades para
as aulas paralelas ao livro. Recomendamos a criação de projetos juntamente
com a coordenação do NAP I da unidade, de modo a estender e apoiar aque-
les em andamento no segmento. Um projeto bilíngue significativo nasce do
diálogo interdisciplinar, no qual as vivências dos estudantes são tratadas em
outro idioma, trazendo naturalidade e fluidez ao processo de aquisição da
segunda língua.
• Sugerimos a confecção de quebra-cabeças com os membros de cada fa-
mília. Cada aluno desenha sua família em um papel grosso e em seguida
recorta. O quebra-cabeças pode ser feito da forma tradicional, pois há
vários sites que ensinam os recortes desses jogos. Também pode ser
feito em recortes geométricos variados.
• O diálogo entre o professor do bilíngue e o professor de educação física
é essencial, pois ele poderá dar continuidade às brincadeiras e jogos que
já são da rotina da turma, porém em inglês.
• “Toy factory: as crianças investigam quais brinquedos podem ser feitos
por elas, usando sucata e outros materiais. Após o momento da pesqui-
sa, o aluno decide qual projeto vai querer montar, e a partir daí começa
sua criação. Cabe ao professor decidir quantas aulas ele vai gastar nesse
projeto.
• Miniaturas dos materiais escolares podem ser feitas com argila e depois
pintadas. Crianças geralmente adoram esse tipo de atividade.
• A cabeça de grama também é uma atividade muito interessante, e pode
ser cultivada durante a etapa. Depois que o “cabelo” crescer, as crianças
fazem um corte e colocam os olhos, boca, orelhas e nariz.
• Criação de “emojis”, indo além dos rostinhos amarelos que conhecemos.
Carinhas personalizadas podem ser criadas, fomentando a criatividade
de cada um. Além disso, pode-se fazer uma parceria com o laboratório
de informática, a fim de usar algum programa que possa viabilizar essas
criações.
70 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue