Page 70 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Sugestões de atividades pedagógicas:


          Para este primeiro momento, seguem algumas sugestões de atividades para
          as aulas paralelas ao livro. Recomendamos a criação de projetos juntamente
          com a coordenação do NAP I da unidade, de modo a estender e apoiar aque-
          les em andamento no segmento. Um projeto bilíngue significativo nasce do
          diálogo interdisciplinar, no qual as vivências dos estudantes são tratadas em
          outro idioma, trazendo naturalidade e fluidez ao processo de aquisição da
          segunda língua.
            •  Sugerimos a confecção de quebra-cabeças com os membros de cada fa-
              mília. Cada aluno desenha sua família em um papel grosso e em seguida
              recorta. O quebra-cabeças pode ser feito da forma tradicional, pois há
              vários sites que ensinam os recortes desses jogos. Também pode ser
              feito em recortes geométricos variados.
            •  O diálogo entre o professor do bilíngue e o professor de educação física
              é essencial, pois ele poderá dar continuidade às brincadeiras e jogos que
              já são da rotina da turma, porém em inglês.

            •   “Toy factory: as crianças investigam quais brinquedos podem ser feitos
              por elas, usando sucata e outros materiais. Após o momento da pesqui-
              sa, o aluno decide qual projeto vai querer montar, e a partir daí começa
              sua criação. Cabe ao professor decidir quantas aulas ele vai gastar nesse
              projeto.
            •  Miniaturas dos materiais escolares podem ser feitas com argila e depois
              pintadas. Crianças geralmente adoram esse tipo de atividade.

            •  A cabeça de grama também é uma atividade muito interessante, e pode
              ser cultivada durante a etapa. Depois que o “cabelo” crescer, as crianças
              fazem um corte e colocam os olhos, boca, orelhas e nariz.

            •  Criação de “emojis”, indo além dos rostinhos amarelos que conhecemos.
              Carinhas personalizadas podem ser criadas, fomentando a criatividade
              de cada um. Além disso, pode-se fazer uma parceria com o laboratório
              de informática, a fim de usar algum programa que possa viabilizar essas
              criações.


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