Page 66 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 66

COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA – FUNÇÃO DE LINGUAGEM


                      RECEPTIVA:
                  LINGUAGEM DE SALA                    PRODUTIVA:
               VOCABULÁRIO / ESTRUTURAS         ESTRUTURAS RELACIONADAS
           My mom is a (doctor).            My mom is a (doctor).
           My father is a …                 My father is a …
           I am a (firefighter).            I am a (firefighter).
           Do you need any help?            Yes, please / no, thanks.
           Yes, please / no, thanks.        Is it (hot)? Yes, it is / No, it isn´t.
           Is it (hot)? Yes, it is / No, it isn´t.  The bee isn´t big. It´s small.
           Put your hat on!                 The tree is big. It isn´t small.
           Eat an ice cream!
           What’s the weather like today?
           I’m walking in the garden!
           The bee isn´t big. It´s small.
           The tree is big. It isn´t small.
           Respect nature!


          Story telling: The Fruit Salada; The present; Firefighters; The Island e The bee.
          Sugestões de atividades pedagógicas

            •  Alimentos: o tema permite o desenvolvimento de atividades bem inte-
              ressantes, como aula de culinária, preparo de sucos e diversos pratos.
              Pode ser desenvolvido um projeto de investigação a respeito dos ali-
              mentos e envolvendo até mesmo o plantio de alguns, com observações
              diárias sobre seu crescimento, anotações de tamanho, cor, forma e in-
              vestigação no microscópio das folhas dos frutos.
            •  Cidade: iniciando com passeios pelo Google Earth a lugares interessan-
              tes ao redor do mundo, os estudantes podem realizar comparações en-
              tre as diferentes regiões, localizar no mapa as cidades exploradas e suas
              cidades de origem. Posteriormente, a turma poderá proceder à cons-
              trução de uma maquete dos seus arredores ou dos espaços explorados.


           66  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71