Page 61 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 61

As competências linguísticas, listadas na tabela, são o conteúdo mínimo con-
          templado neste volume. Portanto, a aquisição dos itens elencados precisa
          estar garantida para que não ocorra prejuízo no livro seguinte. Obviamente,
          por se tratar de Programa Bilíngue, é esperado que o estudante vá além do que
          for aqui alistado, uma vez que a exposição à língua diariamente e os projetos
          interdisciplinares CLIL promovem um ganho adicional ao que é proposto nos
          livros.


                COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA – FUNÇÃO DE LINGUAGEM

                      RECEPTIVA:
                                                       PRODUTIVA:
                  LINGUAGEM DE SALA             ESTRUTURAS RELACIONADAS
               VOCABULÁRIO / ESTRUTURAS
           I like – food / colors / clothes   I like – food / colors / clothes
           I don´t like – food / colors / clothes   I don´t like – food / colors / clothes
           Do you like..? Yes / no.         Do you like..? Yes / no.
           I eat… I drink water.            I eat…
           I don´t eat… /  Do you eat…?     I don´t eat… /  Do you eat…?
           Who´s this?                      It´s a doctor… etc.
           It´s lovely.                     I am wearing a black hat… etc.
           Wash your hand / face.           I eat… food.
           Eat the …                        I drink water.
           Listen and point.                It’s my turn!
           I´ve got an idea.
           Let´s get some…
           Put on a…
           We can help.
           Up/down you go!
           I am wearing a purple dress…etc.
           The (swing) is fun!
           It’s my turn!
           Police, princess, doctor, firefighter.

          Story telling: Where’s Polly?, The cat, The cake, The party and The park.
          Recomenda-se que, dentre as mostras de final de ano, o projeto bilíngue te-
          nha participação. Cabe aos professores e à coordenação decidirem a respeito
          disso, de forma a interagir com as outras apresentações.



 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  61                      4ª Edição  61
   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66