Page 57 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 57

Quadros de planejamento Educação Infantil


           PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DO PROGRAMA MARISTA BILÍNGUE
                     MATERNAL III – 1º semestre – Unidades 0 a 4


                                                      VIVÊNCIAS CLIL
                Objetivos de Aprendizagem    propostas no livro integradas à Diretriz
                                                 Marista da Educação Infantil


           •  Interagir com colegas, perguntar e
             responder o seu nome.          Unit 1 – School Behaviour
           •  Identificar e nomear os personagens
             do livro.                      Compreender algumas regras de sala de
           •  Cumprimentar e interagir com os   aula.
             colegas.
           •  Entender e seguir regras e comandos   Unit 2 – Rainbow Colours
             simples de sala de aula.       Artes/Science: Cores do arco-íris.
           •  Identificar e nomear objetos escolares,   Levantar suposições sobre onde ele
             formas geométricas, cores.     aparece e por quê.
           •  Relacionar as formas geométricas aos
             objetos da sala de aula.       Mistura de cores, algumas cores
           •  Entender e responder comandos   secundárias.
             simples.                       Unit 3 – Understanding age
           •  Sequenciar animais/pessoas pela
             idade.                         A partir dos membros da família levantar
           •  Descrever a ação que alguém   hipóteses sobre a idade – egg, baby
             está fazendo (dentro do contexto   chicken, chicken.
             trabalhado).
           •  Apreciar e cantar músicas.    Unit 4 – Big and small
           •  Entender histórias em inglês.   Integrar conteúdo de geometria -
           •  Interagir com o professor na   tamanhos.
             identificação das partes do todo.


          As competências linguísticas, listadas na tabela, são o conteúdo mínimo con-
          templado neste volume. Portanto, a aquisição dos itens elencados precisa
          estar garantida para que não ocorra prejuízo no livro seguinte. Obviamente,
          por se tratar de Programa Bilíngue, é esperado que o estudante vá além do que
          for aqui alistado, uma vez que a exposição à língua diariamente e os projetos
          interdisciplinares CLIL promovem um ganho adicional ao que é proposto nos
          livros.




 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  57                      4ª Edição  57
   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62