Page 55 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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A partir da seleção das habilidades e consequentemente do elencar das diver-
          sas atividades (jogos, imagens, textos etc.) que podem ser propostas para a
          compreensão, são inseridas na elaboração dessas atividades a parte de língua
          e a construção do desenvolvimento dos conceitos que estão inseridos nas
          habilidades. O objetivo do planejamento é claro, o content a ser trabalhado é
          claro, consequentemente, o fazer pedagógico (que pode seguir a abordagem
          CLIL, um PBL, uma sequência didática) se desdobra por caminhos significati-
          vos, tanto para os docentes quanto para os estudantes.

          Desta feita, entende-se que o planejamento é colaborativo na sua essência,
          pois compartilha não somente as habilidades dos componentes curriculares,
          mas a expertise dos docentes especialistas dos diversos campos do conheci-
          mento, na troca e na formação dos docentes bilíngues. O planejamento com-
          partilhado está em interface com os eixos estruturantes das Matrizes Marista,
          visando provocar o diálogo interdisciplinar e a ampliação do repertório dos
          estudantes. Os eixos estruturantes da Matriz Marista são os elementos cons-
          tituintes da identidade da área de conhecimento, organizados pelos saberes,
          pelas habilidades e pelas competências mais significativas que integram os
          componentes curriculares das áreas, visando ao desenvolvimento curricular
          na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização. (p.23)



          3.3 Planejamento Pedagógico na Educação Infantil e no 1º ano
          do Ensino Fundamental
          A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz para a Educação Infantil o
          conceito de Campos de Experiências como base estrutural pedagógica, ou
          seja, como proposta curricular para esse segmento da educação. Trazendo
          para o Programa Marista Bilíngue, observamos que os componentes do livro
          didático precisam ser articulados aos Campos de Experiência. Tal articulação
          será realizada no desenho interno das unidades, alinhando as propostas en-
          tre os regentes e coordenações, nisto evidencia-se que o livro de inglês será
          somente um apoio à proposta a ser desenhada a partir dos projetos e planeja-
          mentos colaborativos.






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