Page 55 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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A partir da seleção das habilidades e consequentemente do elencar das diver-
sas atividades (jogos, imagens, textos etc.) que podem ser propostas para a
compreensão, são inseridas na elaboração dessas atividades a parte de língua
e a construção do desenvolvimento dos conceitos que estão inseridos nas
habilidades. O objetivo do planejamento é claro, o content a ser trabalhado é
claro, consequentemente, o fazer pedagógico (que pode seguir a abordagem
CLIL, um PBL, uma sequência didática) se desdobra por caminhos significati-
vos, tanto para os docentes quanto para os estudantes.
Desta feita, entende-se que o planejamento é colaborativo na sua essência,
pois compartilha não somente as habilidades dos componentes curriculares,
mas a expertise dos docentes especialistas dos diversos campos do conheci-
mento, na troca e na formação dos docentes bilíngues. O planejamento com-
partilhado está em interface com os eixos estruturantes das Matrizes Marista,
visando provocar o diálogo interdisciplinar e a ampliação do repertório dos
estudantes. Os eixos estruturantes da Matriz Marista são os elementos cons-
tituintes da identidade da área de conhecimento, organizados pelos saberes,
pelas habilidades e pelas competências mais significativas que integram os
componentes curriculares das áreas, visando ao desenvolvimento curricular
na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização. (p.23)
3.3 Planejamento Pedagógico na Educação Infantil e no 1º ano
do Ensino Fundamental
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz para a Educação Infantil o
conceito de Campos de Experiências como base estrutural pedagógica, ou
seja, como proposta curricular para esse segmento da educação. Trazendo
para o Programa Marista Bilíngue, observamos que os componentes do livro
didático precisam ser articulados aos Campos de Experiência. Tal articulação
será realizada no desenho interno das unidades, alinhando as propostas en-
tre os regentes e coordenações, nisto evidencia-se que o livro de inglês será
somente um apoio à proposta a ser desenhada a partir dos projetos e planeja-
mentos colaborativos.
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