Page 53 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 53

A depender do tipo de atividades pedagógicas que pretende a parceria entre
          os professores, poderá ser percebido o nível de interdependência entre os
          participantes. Por exemplo, uma apresentação a ser realizada em uma data
          especial possivelmente exige “contratos” entre os docentes, que envolvam
          a montagem do espetáculo (agenda, recursos, logística, ensaios). Apesar de
          trabalhoso, é pontual. O “contrato” se encerra quando a apresentação for fi-
          nalizada. Já projetos ou atividades pedagógicas exigem um modo de fazer a
          educação pela colaboração, partilha e interface de componentes curriculares,
          ou seja: o ethos educacional é a cooperação em si como forma de pensar e
          fazer a educação, exigirá competências profissionais vitais para o sucesso do
          que se pretende enquanto educação. E é justamente sobre esse fundamento
          que se propõe fazer o PMB.
          As Matrizes Curriculares do Brasil Marista afirmam que: [...] As áreas arti-
          culam os componentes curriculares, estabelecendo conexões no interior de
          cada uma. Entretanto, a perspectiva interdisciplinar promove ainda cone-
          xões entre elas. São produzidas, portanto, articulações intra e interáreas de
          conhecimento [...] (UMBRASIL, 2021, p.23).

          A articulação interáreas é uma clara sinalização para o projeto pedagógico da
          escola, envolve uma sintonia de tratamentos metodológicos e, no presente
          caso, pressupõe a composição de um aprendizado de conhecimentos discipli-
          nares com o desenvolvimento de competências gerais (BRASIL, 2013, p. 17).

          Neste sentido caminha o planejamento das atividades pedagógicas do PMB,
          que vai para além do tratamento de temas afins, uma vez que vislumbra pos-
          sibilidades de fluir através da língua inglesa, para a diversidade dos campos
          de conhecimento.















 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  53                      4ª Edição  53
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58