Page 53 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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A depender do tipo de atividades pedagógicas que pretende a parceria entre
os professores, poderá ser percebido o nível de interdependência entre os
participantes. Por exemplo, uma apresentação a ser realizada em uma data
especial possivelmente exige “contratos” entre os docentes, que envolvam
a montagem do espetáculo (agenda, recursos, logística, ensaios). Apesar de
trabalhoso, é pontual. O “contrato” se encerra quando a apresentação for fi-
nalizada. Já projetos ou atividades pedagógicas exigem um modo de fazer a
educação pela colaboração, partilha e interface de componentes curriculares,
ou seja: o ethos educacional é a cooperação em si como forma de pensar e
fazer a educação, exigirá competências profissionais vitais para o sucesso do
que se pretende enquanto educação. E é justamente sobre esse fundamento
que se propõe fazer o PMB.
As Matrizes Curriculares do Brasil Marista afirmam que: [...] As áreas arti-
culam os componentes curriculares, estabelecendo conexões no interior de
cada uma. Entretanto, a perspectiva interdisciplinar promove ainda cone-
xões entre elas. São produzidas, portanto, articulações intra e interáreas de
conhecimento [...] (UMBRASIL, 2021, p.23).
A articulação interáreas é uma clara sinalização para o projeto pedagógico da
escola, envolve uma sintonia de tratamentos metodológicos e, no presente
caso, pressupõe a composição de um aprendizado de conhecimentos discipli-
nares com o desenvolvimento de competências gerais (BRASIL, 2013, p. 17).
Neste sentido caminha o planejamento das atividades pedagógicas do PMB,
que vai para além do tratamento de temas afins, uma vez que vislumbra pos-
sibilidades de fluir através da língua inglesa, para a diversidade dos campos
de conhecimento.
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