Page 54 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 54

3.2 A prática do planejamento compartilhado: Teaching content
          O Programa Marista Bilíngue aponta o CLIL como uma abordagem
          metodológica e de organização do trabalho pedagógico. Contudo, vale
          ressaltar que o CLIL não é o planejamento compartilhado, ele pode estar no
          planejamento exatamente no lugar em que ele se propõe, ou seja, na posição
          de metodologia, ou, em outros termos, de como executar o que previamente
          foi planejado. Portanto, ele é um passo posterior, ainda que presente no
          planejamento.

          A palavra “compartilhado” nos remete às possíveis trocas de saberes com os
          demais componentes curriculares. De forma prática, isso implica em deli-
          mitar o que será ensinado em inglês. Nesse ponto, muitos equívocos podem
          ocorrer, pois há a chance de se confundir a lista de vocábulos técnicos ine-
          rentes do componente com o planejamento, ou ainda, o desafio de se explicar
          um conceito complexo em língua inglesa. É importante compreender que na
          reunião de planejamento com as coordenações pedagógicas são explorados
          os possíveis assuntos que podem ser abordados pelo docente bilíngue. Uma
          vez definido o assunto, passa-se às habilidades, que são escolhidas em equipe
          com os docentes responsáveis pela turma e em diálogo com a coordenação.
          Realizada essa definição, são elencadas as trilhas de conhecimento que leva-
          rão os estudantes à compreensão das habilidades selecionadas. Note-se que a
          seleção dos vocábulos e possíveis conceitos aparecem no planejamento após
          a seleção das habilidades, que se desdobrarão nas experiências de aprendiza-
          do como atividades propostas pelos docentes.


















                                                           Fonte: Elaborado pelos autores
           54  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59