Page 54 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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3.2 A prática do planejamento compartilhado: Teaching content
O Programa Marista Bilíngue aponta o CLIL como uma abordagem
metodológica e de organização do trabalho pedagógico. Contudo, vale
ressaltar que o CLIL não é o planejamento compartilhado, ele pode estar no
planejamento exatamente no lugar em que ele se propõe, ou seja, na posição
de metodologia, ou, em outros termos, de como executar o que previamente
foi planejado. Portanto, ele é um passo posterior, ainda que presente no
planejamento.
A palavra “compartilhado” nos remete às possíveis trocas de saberes com os
demais componentes curriculares. De forma prática, isso implica em deli-
mitar o que será ensinado em inglês. Nesse ponto, muitos equívocos podem
ocorrer, pois há a chance de se confundir a lista de vocábulos técnicos ine-
rentes do componente com o planejamento, ou ainda, o desafio de se explicar
um conceito complexo em língua inglesa. É importante compreender que na
reunião de planejamento com as coordenações pedagógicas são explorados
os possíveis assuntos que podem ser abordados pelo docente bilíngue. Uma
vez definido o assunto, passa-se às habilidades, que são escolhidas em equipe
com os docentes responsáveis pela turma e em diálogo com a coordenação.
Realizada essa definição, são elencadas as trilhas de conhecimento que leva-
rão os estudantes à compreensão das habilidades selecionadas. Note-se que a
seleção dos vocábulos e possíveis conceitos aparecem no planejamento após
a seleção das habilidades, que se desdobrarão nas experiências de aprendiza-
do como atividades propostas pelos docentes.
Fonte: Elaborado pelos autores
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