Page 56 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 56

Planejar significa projetar algo que será colocado em prática no futuro. Por-
          tanto, pensar nas experiências de aprendizagem significa diálogo entre re-
          gentes (bilíngues e não bilíngues), para se chegar à compreensão de como
          uma certa temática pode ser trabalhada em inglês, observando os objetivos
          de aprendizagem e desenvolvimento para o PMB previstos na Diretriz para
          a Educação Infantil. Para tanto é necessário entender que tipo de ativida-
          des podem ser desenvolvidas em determinada faixa etária, ou, de que forma
          o conteúdo proposto no livro pode ser distribuído pelos vários Campos de
          Experiências. O planejamento se faz essencial a fim de nortear o trabalho
          do docente, antecipar problemas, perguntas, brincadeiras, jogos, materiais,
          espaços, considerando a idade e características de cada turma. Dessa feita, o
          lidar diário do docente bilíngue está muito além do livro didático e das reso-
          luções de problemas diários, ele conduz as intencionalidades educativas e as
          transforma em objetivos de aprendizados. O planejamento não é uma amar-
          ra, mas um aliado forte dos fazeres docentes.





































           56  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61