Page 56 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 56
Planejar significa projetar algo que será colocado em prática no futuro. Por-
tanto, pensar nas experiências de aprendizagem significa diálogo entre re-
gentes (bilíngues e não bilíngues), para se chegar à compreensão de como
uma certa temática pode ser trabalhada em inglês, observando os objetivos
de aprendizagem e desenvolvimento para o PMB previstos na Diretriz para
a Educação Infantil. Para tanto é necessário entender que tipo de ativida-
des podem ser desenvolvidas em determinada faixa etária, ou, de que forma
o conteúdo proposto no livro pode ser distribuído pelos vários Campos de
Experiências. O planejamento se faz essencial a fim de nortear o trabalho
do docente, antecipar problemas, perguntas, brincadeiras, jogos, materiais,
espaços, considerando a idade e características de cada turma. Dessa feita, o
lidar diário do docente bilíngue está muito além do livro didático e das reso-
luções de problemas diários, ele conduz as intencionalidades educativas e as
transforma em objetivos de aprendizados. O planejamento não é uma amar-
ra, mas um aliado forte dos fazeres docentes.
56 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue