Page 59 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 59

•  Jogos/brincadeiras que envolvam membros da família. Imitação do pai,
             mãe, baby, irmã/irmão.

            •  Family tree – Hanger tree.

            •  Criação de puzzles em formas geométricas com a foto do aluno, e/ou
             dos colegas. Pode ser montado um maior em grupo, no qual, guiados
             pelo professor, os estudantes vão nomeando os colegas. Podem ser fei-
             tas cópias menores nas quais os alunos montarão e nomearão os cole-
             gas.

            •  Descubra quem é? Fazer um quebra-cabeças com uma foto de rosto do
             estudante. Pouco a pouco o professor vai mostrando de quem é o rosto.

            •  Músicas que falem das cores, jogos combinados com o professor de mo-
             vimento e corporeidade que envolvam cores, formas geométricas, com
             bambolês, bolas etc.
            •  Atividades de Total Physical Response sugeridas no livro.

            •  Formas geométricas humanas: os estudantes deitados no chão formam
             um círculo, um triângulo ou quadrado.

            •  Atividades de seriação: podem ser colocados recipientes (baldes, cai-
             xas, garrafas pets cortadas) indicados com formas geométricas e cores
             diferentes. O professor pode trazer diversas formas em EVAs coloridos
             e misturados, os estudantes farão a seriação e colocarão nos recipientes
             corretos. Dessa atividade, podem surgir competições, corridas etc.
            •  Uma variedade de jogos, brincadeiras e produções podem ser realizados
             com os temas das unidades, cabe ao professor adequar as atividades à
             sua realidade e aos projetos em andamento.

            •  Colour of the week: além das atividades propostas no livro com o arco-
             -íris, sugerimos que semanalmente seja trabalhada uma cor específica.
             Podem ser trazidos objetos, alimentos que tenham as cores trabalhadas





 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  59                      4ª Edição  59
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64