Page 52 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 52
Quadro 3: trabalhar em equipe: níveis de interdependência
Partilha de Partilha de Partilha de Partilha de
recursos ideias práticas estudantes
Pseudo-equipe: X
arranjo material
Equipe Lato Sensu: X X
grupo de permuta
Equipe Stricto Sen-
su: coordenação de X X X
práticas
Equipe Stricto
Sensu: correspon- X X X X
sabilidade de estu-
dantes
Fonte: PERRENOUT, 2000, p. 80.
O nível de envolvimento e trocas pressupõe arranjos com aprofundamentos
diferentes, a reflexão sobre as complexidades dos planejamentos a serem
desenvolvidas no PMB implica na corresponsabilidade de estudantes, o que
envolve o desenvolvimento de trabalho em equipe como via de mão dupla,
tanto pelos educadores bilíngues quanto pelos demais regentes. O mesmo
autor assume que “Trabalhar em equipe é, portanto, uma questão de compe-
tências e pressupõe igualmente a convicção de que a cooperação é um valor
profissional” (PERRENOUT, 2000, p. 81). Tal profissionalismo se descortinará
em planejamentos – de aulas ou projetos – negociados e feitos a muitas mãos,
um grupo reunido em torno de um projeto comum, em que a elaboração e
execução demandará diversas formas de acordo e cooperação.
52 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue