Page 52 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Quadro 3: trabalhar em equipe: níveis de interdependência



                             Partilha de   Partilha de   Partilha de   Partilha de
                              recursos    ideias      práticas    estudantes


             Pseudo-equipe:     X
            arranjo material




           Equipe Lato Sensu:   X           X
            grupo de permuta

           Equipe Stricto Sen-
           su: coordenação de   X           X           X
                práticas

             Equipe Stricto
            Sensu: correspon-   X           X           X            X
           sabilidade de estu-
                dantes

                                   Fonte: PERRENOUT, 2000, p. 80.

          O nível de envolvimento e trocas pressupõe arranjos com aprofundamentos
          diferentes, a reflexão sobre as complexidades dos planejamentos a serem
          desenvolvidas no PMB implica na corresponsabilidade de estudantes, o que
          envolve o desenvolvimento de trabalho em equipe como via de mão dupla,
          tanto pelos educadores bilíngues quanto pelos demais regentes. O mesmo
          autor assume que “Trabalhar em equipe é, portanto, uma questão de compe-
          tências e pressupõe igualmente a convicção de que a cooperação é um valor
          profissional” (PERRENOUT, 2000, p. 81). Tal profissionalismo se descortinará
          em planejamentos – de aulas ou projetos – negociados e feitos a muitas mãos,
          um grupo reunido em torno de um projeto comum, em que a elaboração e
          execução demandará diversas formas de acordo e cooperação.






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