Page 47 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 47
2.4.1 Ambiente rico em letramento
Crianças que estão iniciando o processo de leitura fazem uso de estratégias
para se tornarem leitores mais fluentes em quaisquer línguas a que são ex-
postas. Uma forma de ajudá-las a desenvolver essa habilidade é proporcio-
nar um ambiente onde as crianças sejam capazes de reconhecer palavras de
alta frequência (high frequency words) e também sight words. High frequency
words são palavras que são comumente usadas na linguagem escrita. Sight
words são palavras da língua inglesa que são mais reconhecidas por suas gra-
fias do que por seus sons. Vocabulários de high frequency/sight words são pala-
vras que o leitor reconhece assim que as vê, sem precisar decodificá-las. Essas
palavras são constantemente usadas em linguagem falada e escrita, sendo
encontradas com frequência em livros e paradidáticos, por exemplo. Em um
processo constante de scaffolding essa lista de vocabulário vai aumentando
conforme as crianças adquirem domínio de reconhecimento da palavra escri-
ta, dando espaço para novas palavras em seu acervo linguístico.
Podemos expor as crianças a essas palavras através de um cantinho da lín-
gua inglesa (English words corner) onde essas palavras estejam em constan-
te visualização pelas crianças. Essa estratégia objetiva desenvolver a fluên-
cia na leitura e consequentemente na escrita dessas palavras e faz parte da
construção de um ambiente físico de sala de aula rico em palavras escritas
(print rich classroom).
Fonte: http://kfundamentals.blogspot.com/2013/03/sight-word-slap.html | https://www.pre-kpages.com/wordwall/
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 47 4ª Edição 47