Page 47 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 47

2.4.1 Ambiente rico em letramento

          Crianças que estão iniciando o processo de leitura fazem uso de estratégias
          para se tornarem leitores mais fluentes em quaisquer línguas a que são ex-
          postas. Uma forma de ajudá-las a desenvolver essa habilidade é proporcio-
          nar um ambiente onde as crianças sejam capazes de reconhecer palavras de
          alta frequência (high frequency words) e também sight words. High frequency
          words são palavras que são comumente usadas na linguagem escrita. Sight
          words são palavras da língua inglesa que são mais reconhecidas por suas gra-
          fias do que por seus sons. Vocabulários de high frequency/sight words são pala-
          vras que o leitor reconhece assim que as vê, sem precisar decodificá-las. Essas
          palavras são constantemente usadas em linguagem falada e escrita, sendo
          encontradas com frequência em livros e paradidáticos, por exemplo. Em um
          processo constante de scaffolding essa lista de vocabulário vai aumentando
          conforme as crianças adquirem domínio de reconhecimento da palavra escri-
          ta, dando espaço para novas palavras em seu acervo linguístico.
          Podemos expor as crianças a essas palavras através de um cantinho da lín-
          gua inglesa (English words corner) onde essas palavras estejam em constan-
          te visualização pelas crianças. Essa estratégia objetiva desenvolver a fluên-
          cia na leitura e consequentemente na escrita dessas palavras e faz parte da
          construção de um ambiente físico de sala de aula rico em palavras escritas
          (print rich classroom).

















                 Fonte: http://kfundamentals.blogspot.com/2013/03/sight-word-slap.html | https://www.pre-kpages.com/wordwall/




 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  47                      4ª Edição  47
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52