Page 42 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Dentro da proposta do Programa Marista Bilíngue os projetos CLIL ou PBL
          podem alinhar-se às propostas dos materiais didáticos, ou aos projetos au-
          torais/institucionais das unidades. Diante dessa possibilidade, segue como
          sugestão utilizar tais projetos para uma das Avaliações (Av1), a partir da
          proposta de rubricas a serem organizadas pelos professores envolvidos ao
          longo da etapa. Sobre esse tema, as Matrizes Maristas discutem:

                     [...] sugere-se a integração metodológica, contemplando estratégias integra-
                     doras e estratégias de aprofundamento que potencializem a problematização,
                     abrangendo: aprendizagem baseada em problemas; núcleos ou complexos
                     temáticos; investigação do meio; aulas de campo; construção de protótipos;
                     visitas técnicas; atividades artísticas, culturais e desportivas, entre outras[...].
                     (p.15) Image and Art e World Explorer

          Conforme a Diretriz para Avaliação da Aprendizagem, a Av2 constitui-se
          em uma avaliação somativa. Sendo assim, as funções linguísticas podem ser
          avaliadas contemplando as habilidades envolvidas no processo de aquisição
          da língua inglesa, com vistas a proporcionar as bases para a construção do
          conhecimento formal em língua inglesa, dos estudantes que futuramente
          poderão submeter-se aos testes de proficiência internacional (Cambridge,
          IELTS, TOEFL, dentre outros). Para orientação dos professores, cada livro
          contém o nível do CEFR (quadro comum europeu de referência para lín-
          guas), em que os estudantes estão em cada ano.
          Para a Av3 os instrumentos avaliativos podem ser os projetos institucionais,
          portanto, mais uma oportunidade de se adicionar os componentes curricu-
          lares, as aulas de língua inglesa, dessa forma, incorporando os elementos da
          Educação Bilíngue, internacionalidade e aspectos multiculturais.














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