Page 42 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Dentro da proposta do Programa Marista Bilíngue os projetos CLIL ou PBL
podem alinhar-se às propostas dos materiais didáticos, ou aos projetos au-
torais/institucionais das unidades. Diante dessa possibilidade, segue como
sugestão utilizar tais projetos para uma das Avaliações (Av1), a partir da
proposta de rubricas a serem organizadas pelos professores envolvidos ao
longo da etapa. Sobre esse tema, as Matrizes Maristas discutem:
[...] sugere-se a integração metodológica, contemplando estratégias integra-
doras e estratégias de aprofundamento que potencializem a problematização,
abrangendo: aprendizagem baseada em problemas; núcleos ou complexos
temáticos; investigação do meio; aulas de campo; construção de protótipos;
visitas técnicas; atividades artísticas, culturais e desportivas, entre outras[...].
(p.15) Image and Art e World Explorer
Conforme a Diretriz para Avaliação da Aprendizagem, a Av2 constitui-se
em uma avaliação somativa. Sendo assim, as funções linguísticas podem ser
avaliadas contemplando as habilidades envolvidas no processo de aquisição
da língua inglesa, com vistas a proporcionar as bases para a construção do
conhecimento formal em língua inglesa, dos estudantes que futuramente
poderão submeter-se aos testes de proficiência internacional (Cambridge,
IELTS, TOEFL, dentre outros). Para orientação dos professores, cada livro
contém o nível do CEFR (quadro comum europeu de referência para lín-
guas), em que os estudantes estão em cada ano.
Para a Av3 os instrumentos avaliativos podem ser os projetos institucionais,
portanto, mais uma oportunidade de se adicionar os componentes curricu-
lares, as aulas de língua inglesa, dessa forma, incorporando os elementos da
Educação Bilíngue, internacionalidade e aspectos multiculturais.
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