Page 40 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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oferecendo um ambiente antiestresse para os estudantes, para que, dessa
           forma, o processo natural de aquisição da língua ocorra.   O mesmo autor
           sugere que os professores são aqueles que farão a diferença com relação à
           motivação nas aulas, aos níveis de ansiedade controlados e na construção
           da autoconfiança dos estudantes, por meio de um ensino afetivo que ajuda-
           rá a manter o filtro afetivo baixo.

           O ensino com afetividade é mais um fator para os estudantes novatos ou
           com insegurança no aprendizado da língua-alvo e os ajuda a superar as di-
           ficuldades, a ansiedade e a baixa autoestima. Dessa forma, a afetividade nas
           aulas construirá uma base de aprendizagem robusta, lapidando as atitudes,
           despertando a motivação, a autoconfiança e o engajamento de professores e
           estudantes no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional.

           2.3.1 Estratégias de avaliação para o Ensino Fundamental Anos
           Iniciais e Finais

           A Matriz Marista de Linguagens, códigos e suas tecnologias afirma que “a
           avaliação é prática pedagógica” (p. 20). Sendo assim, a gestão e o planeja-
           mento dos instrumentos estão para além da pontuação exigida, pois as es-
           tratégias de avaliação fazem parte do processo de ensino e aprendizagem
           (LIBÂNEO e ALVES, 2012). O processo avaliativo percorre uma dinâmica que
           se retroalimenta, em que as avaliações diagnósticas, processuais e somativas
           percorrem um ciclo reflexivo em sintonia com o propósito de desenvolver
           habilidades e competências para a vida do estudante, visando ao seu desen-
           volvimento integral (PONTES E SANTOS, 2020).
           Como  parte  destes  instrumentos,  institucionalmente  temos:  Av1,  Av2  e
           Av3, as quais contemplam o caráter formativo e somativo. Já as avaliações
           diagnósticas seguem numa proposta autoral das unidades. De acordo com
           as Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem (2020), a Av1 é uma avaliação
           diversificada que contempla um olhar interdisciplinar, resolução de proble-
           mas e pensamento maker. A Av2 é uma avaliação somativa, mas que não
           precisa ser composta por uma única prova, pode envolver outras atividades,
           e a Av3 como avaliação de projeto institucional.




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