Page 40 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 40
oferecendo um ambiente antiestresse para os estudantes, para que, dessa
forma, o processo natural de aquisição da língua ocorra. O mesmo autor
sugere que os professores são aqueles que farão a diferença com relação à
motivação nas aulas, aos níveis de ansiedade controlados e na construção
da autoconfiança dos estudantes, por meio de um ensino afetivo que ajuda-
rá a manter o filtro afetivo baixo.
O ensino com afetividade é mais um fator para os estudantes novatos ou
com insegurança no aprendizado da língua-alvo e os ajuda a superar as di-
ficuldades, a ansiedade e a baixa autoestima. Dessa forma, a afetividade nas
aulas construirá uma base de aprendizagem robusta, lapidando as atitudes,
despertando a motivação, a autoconfiança e o engajamento de professores e
estudantes no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional.
2.3.1 Estratégias de avaliação para o Ensino Fundamental Anos
Iniciais e Finais
A Matriz Marista de Linguagens, códigos e suas tecnologias afirma que “a
avaliação é prática pedagógica” (p. 20). Sendo assim, a gestão e o planeja-
mento dos instrumentos estão para além da pontuação exigida, pois as es-
tratégias de avaliação fazem parte do processo de ensino e aprendizagem
(LIBÂNEO e ALVES, 2012). O processo avaliativo percorre uma dinâmica que
se retroalimenta, em que as avaliações diagnósticas, processuais e somativas
percorrem um ciclo reflexivo em sintonia com o propósito de desenvolver
habilidades e competências para a vida do estudante, visando ao seu desen-
volvimento integral (PONTES E SANTOS, 2020).
Como parte destes instrumentos, institucionalmente temos: Av1, Av2 e
Av3, as quais contemplam o caráter formativo e somativo. Já as avaliações
diagnósticas seguem numa proposta autoral das unidades. De acordo com
as Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem (2020), a Av1 é uma avaliação
diversificada que contempla um olhar interdisciplinar, resolução de proble-
mas e pensamento maker. A Av2 é uma avaliação somativa, mas que não
precisa ser composta por uma única prova, pode envolver outras atividades,
e a Av3 como avaliação de projeto institucional.
40 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue