Page 37 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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para eles: a escola, os professores, os colegas e o Programa Bilíngue. Sendo
          assim, é papel do professor dialogar e criar vínculos afetivos, através de
          momentos de conversa, de escuta individual e coletiva, em parceria com a
          equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP, em especial o orientador e o
          coordenador pedagógico.
          Outra estratégia eficiente para o bom acolhimento dos estudantes nova-
          tos é o trabalho em dupla ou em pequenos grupos (a seção 5.3 abordará esta
          estratégia). Os novatos com pouca bagagem linguística podem contar com
          a ajuda dos veteranos mais experientes com a língua, o que os ajudará na
          realização de atividades em sala de aula. Nesse formato, recomenda-se a
          montagem prévia de grupos de trabalho para a aula por parte do docente, de
          acordo com o aprofundamento na língua de cada estudante, que podem ser
          utilizados em várias atividades. Nessa estratégia, é importante engajar os
          estudantes criando nomes ou cores para os grupos, valorizando a partilha
          entre colegas, sem expor as diferenças entre cada integrante.

          Nesse mesmo sentido está o peer support. Estudantes com uma vivência
          maior na língua-alvo podem ser monitores em sala, ajudando os novatos e
          todos aqueles com dificuldade a superarem suas fragilidades. Ao criar salas
          de aula com o peer support, o professor também trabalhará as habilidades
          socioemocionais ao promover o trabalho colaborativo e a empatia.






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