Page 32 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 32

educativa a cada avanço no processo de ensino e aprendizagem, permitindo
          novos direcionamentos e servindo também como ferramenta para produzir
          os relatórios de avaliação das aprendizagens.































          Outros  instrumentos utilizados  na prática  docente  da educação infantil
          têm como finalidade comunicar às famílias o processo de aprendizagem das
          crianças, mas também são utilizados para fomentar a reflexão do profes-
          sor sobre o seu fazer pedagógico. Os portfólios funcionam para demons-
          trar a evolução do estudante ao reunir as produções das crianças durante
          o semestre, isto é, seus trabalhos artísticos, pinturas, desenhos, entre ou-
          tros. Eles ajudam os professores a terem mais visibilidade sobre o processo
          educacional, sendo um instrumento reflexivo de aprendizagem aliado no
          desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem, devendo servir como ins-
          trumento de desenvolvimento infantil, para análise do que foi aprendido
          e para reflexão sobre os métodos pedagógicos. A organização do portfólio
          prevê uma curadoria intencional do professor sobre aquilo que se pretende




           32  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37