Page 32 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 32
educativa a cada avanço no processo de ensino e aprendizagem, permitindo
novos direcionamentos e servindo também como ferramenta para produzir
os relatórios de avaliação das aprendizagens.
Outros instrumentos utilizados na prática docente da educação infantil
têm como finalidade comunicar às famílias o processo de aprendizagem das
crianças, mas também são utilizados para fomentar a reflexão do profes-
sor sobre o seu fazer pedagógico. Os portfólios funcionam para demons-
trar a evolução do estudante ao reunir as produções das crianças durante
o semestre, isto é, seus trabalhos artísticos, pinturas, desenhos, entre ou-
tros. Eles ajudam os professores a terem mais visibilidade sobre o processo
educacional, sendo um instrumento reflexivo de aprendizagem aliado no
desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem, devendo servir como ins-
trumento de desenvolvimento infantil, para análise do que foi aprendido
e para reflexão sobre os métodos pedagógicos. A organização do portfólio
prevê uma curadoria intencional do professor sobre aquilo que se pretende
32 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue