Page 30 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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O processo de avaliação na primeira infância deve levar em consideração
          alguns aspectos importantes: observação, acompanhamento e registro. De
          acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei
          9.394/96), em seu artigo 31, inciso I, a avaliação na educação infantil deverá
          acontecer “mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das
          crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fun-
          damental”.

          Com isso, entendemos que o processo de avaliação para as crianças peque-
          nas não acontece de forma isolada, apenas como forma de verificar seu de-
          sempenho, mas que esse processo considera o desenvolvimento integral e
          de aprendizagem infantil e, por isso, a necessidade de avaliar por meio da
          observação, acompanhamento e registro pelo educador. Hoffmann (2015,
          p 25) nos lembra que “a permanente curiosidade dos professores é premissa
          básica na avaliação em Educação Infantil”. Portanto, será por meio da ob-
          servação e acompanhamento das ações do cotidiano, nos diversos espaços
          escolares, que a aprendizagem se tornará visível para todos – educadores e
          crianças. As escolhas das crianças, seus interesses, seus questionamentos
          e hipóteses, suas percepções e descobertas, o que elas já conseguem fazer
          com autonomia se revelam nesse contexto e tornam-se objetos de registro,
          refletindo a realidade e orientando para novas possibilidades do trabalho
          pedagógico. Podemos, assim, dizer que a avaliação também assume o cará-
          ter orientador do trabalho docente, por promover reflexões e proposições
          frente ao processo de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, re-
          direcionando a prática educativa.

          Cabe aqui destacar que a avaliação assume também um caráter diagnóstico,
          sobretudo quando o acompanhamento e o olhar atento para o desenvolvi-
          mento das atividades pedagógicas proporcionam a coleta de evidências de
          aprendizagem durante todo o período letivo. Assim, observar a forma como
          os conhecimentos prévios das crianças se revelam, suas potencialidades e
          desafios, faz parte do cotidiano de trabalho do professor, que não acontece
          apenas no início do ano. Entretanto, é sabido que mapear os conhecimentos






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