Page 30 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 30
O processo de avaliação na primeira infância deve levar em consideração
alguns aspectos importantes: observação, acompanhamento e registro. De
acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei
9.394/96), em seu artigo 31, inciso I, a avaliação na educação infantil deverá
acontecer “mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das
crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fun-
damental”.
Com isso, entendemos que o processo de avaliação para as crianças peque-
nas não acontece de forma isolada, apenas como forma de verificar seu de-
sempenho, mas que esse processo considera o desenvolvimento integral e
de aprendizagem infantil e, por isso, a necessidade de avaliar por meio da
observação, acompanhamento e registro pelo educador. Hoffmann (2015,
p 25) nos lembra que “a permanente curiosidade dos professores é premissa
básica na avaliação em Educação Infantil”. Portanto, será por meio da ob-
servação e acompanhamento das ações do cotidiano, nos diversos espaços
escolares, que a aprendizagem se tornará visível para todos – educadores e
crianças. As escolhas das crianças, seus interesses, seus questionamentos
e hipóteses, suas percepções e descobertas, o que elas já conseguem fazer
com autonomia se revelam nesse contexto e tornam-se objetos de registro,
refletindo a realidade e orientando para novas possibilidades do trabalho
pedagógico. Podemos, assim, dizer que a avaliação também assume o cará-
ter orientador do trabalho docente, por promover reflexões e proposições
frente ao processo de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, re-
direcionando a prática educativa.
Cabe aqui destacar que a avaliação assume também um caráter diagnóstico,
sobretudo quando o acompanhamento e o olhar atento para o desenvolvi-
mento das atividades pedagógicas proporcionam a coleta de evidências de
aprendizagem durante todo o período letivo. Assim, observar a forma como
os conhecimentos prévios das crianças se revelam, suas potencialidades e
desafios, faz parte do cotidiano de trabalho do professor, que não acontece
apenas no início do ano. Entretanto, é sabido que mapear os conhecimentos
30 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue