Page 33 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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comunicar, ou seja, a trajetória vivida pela criança durante seu processo
de aprendizagem, a partir das atividades que realizou durante os projetos
pedagógicos. É importante que as atividades sejam datadas para que família
e escola percebam as conquista e evoluções da criança ao longo do período
letivo.
Além dos portfólios, outra forma de comunicar o processo de aprendizagem
é por meio do Relatório de Aprendizagem que, segundo Hoffmann (2015,
p. 92), “busca delinear um processo percorrido pela criança em sua per-
manente tentativa de superação, de novas tentativas e conquistas”. Esse
documento tem como objetivo comunicar as aprendizagens essenciais pre-
vistas para cada série/ano, considerando os objetivos de aprendizagem e
desenvolvimento para a Educação Infantil e as habilidades para o 1º ano do
Ensino Fundamental Anos Iniciais. Assim, não será necessário elaborar um
documento específico para expressar as aprendizagens da língua inglesa.
Considerando a integração entre PMB e os segmentos, o relatório de ava-
liação utilizado para expressar essas aprendizagens será realizado em do-
cumento único, reunindo todos os Campos de Experiência e Componentes
Curriculares presentes nas Diretrizes para a Educação Infantil e Matrizes
Curriculares do Brasil Marista, respectivamente.
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