Page 33 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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comunicar, ou seja, a trajetória vivida pela criança durante seu processo
          de aprendizagem, a partir das atividades que realizou durante os projetos
          pedagógicos. É importante que as atividades sejam datadas para que família
          e escola percebam as conquista e evoluções da criança ao longo do período
          letivo.

          Além dos portfólios, outra forma de comunicar o processo de aprendizagem
          é por meio do Relatório de Aprendizagem que, segundo Hoffmann (2015,
          p. 92), “busca delinear um processo percorrido pela criança em sua per-
          manente tentativa de superação, de novas tentativas e conquistas”. Esse
          documento tem como objetivo comunicar as aprendizagens essenciais pre-
          vistas para cada série/ano, considerando os objetivos de aprendizagem e
          desenvolvimento para a Educação Infantil e as habilidades para o 1º ano do
          Ensino Fundamental Anos Iniciais. Assim, não será necessário elaborar um
          documento específico para expressar as aprendizagens da língua inglesa.
          Considerando a integração entre PMB e os segmentos, o relatório de ava-
          liação utilizado para expressar essas aprendizagens será realizado em do-
          cumento único, reunindo todos os Campos de Experiência e Componentes
          Curriculares presentes nas Diretrizes para a Educação Infantil e Matrizes
          Curriculares do Brasil Marista, respectivamente.



























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