Page 31 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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prévios das crianças no início das atividades escolares é o ponto de partida
          para a organização das estratégias e ações pedagógicas significativas tanto
          para a criança, individualmente, quanto para o grupo de crianças. Portanto,
          para que essa sondagem diagnóstica aconteça, considerando as especifici-
          dades de uma educação da primeira infância, não é necessária a elaboração
          de um instrumento formal ou atividades específicas para analisar as apren-
          dizagens e conhecimentos prévios das crianças. Consideramos aqui que as
          atividades planejadas para um dia já possuem natureza diagnóstica, a partir
          do momento em que o professor as utiliza como fonte para suas análises e
          reflexões acerca dos percursos vivenciados pelas crianças.
          Por fim, não podemos deixar de mencionar que a avaliação tem a função de
          comunicar para a família a trajetória da criança, ao vivenciar as experiên-
          cias e vivências no ambiente escolar, a partir das aprendizagens que foram
          consolidadas. Assim, assumimos aqui o compromisso com a observação e
          registro, de modo que as informações partilhadas com a família retratem
          as características reais do processo de aprendizagem e desenvolvimento da
          criança.

          2.2.1 Estratégias de avaliação para a Educação Infantil e 1º ano do
          Ensino Fundamental Anos Iniciais

          Considerando que a avaliação na Educação Infantil acontece por meio
          da  observação, acompanhamento  e registro,  recomendamos a  utilização
          de diversos instrumentos para documentar e comunicar essa caminhada.
          Assim, podemos citar alguns exemplos de documentação pedagógica que
          fazem parte da prática docente e tenham como finalidade sistematizar as
          observações e processos de desenvolvimento da aprendizagem das crian-
          ças.  Apresentaremos inicialmente o diário de bordo, que é um instrumento
          integrante da rotina de trabalho do professor. Ele é utilizado pelo docente
          para o registro escrito, como forma de documentar os acontecimentos do
          cotidiano das turmas, as atitudes das crianças e as propostas de ação. É um
          instrumento para a escrita reflexiva e que contribui para recriar a prática





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