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prévios das crianças no início das atividades escolares é o ponto de partida
para a organização das estratégias e ações pedagógicas significativas tanto
para a criança, individualmente, quanto para o grupo de crianças. Portanto,
para que essa sondagem diagnóstica aconteça, considerando as especifici-
dades de uma educação da primeira infância, não é necessária a elaboração
de um instrumento formal ou atividades específicas para analisar as apren-
dizagens e conhecimentos prévios das crianças. Consideramos aqui que as
atividades planejadas para um dia já possuem natureza diagnóstica, a partir
do momento em que o professor as utiliza como fonte para suas análises e
reflexões acerca dos percursos vivenciados pelas crianças.
Por fim, não podemos deixar de mencionar que a avaliação tem a função de
comunicar para a família a trajetória da criança, ao vivenciar as experiên-
cias e vivências no ambiente escolar, a partir das aprendizagens que foram
consolidadas. Assim, assumimos aqui o compromisso com a observação e
registro, de modo que as informações partilhadas com a família retratem
as características reais do processo de aprendizagem e desenvolvimento da
criança.
2.2.1 Estratégias de avaliação para a Educação Infantil e 1º ano do
Ensino Fundamental Anos Iniciais
Considerando que a avaliação na Educação Infantil acontece por meio
da observação, acompanhamento e registro, recomendamos a utilização
de diversos instrumentos para documentar e comunicar essa caminhada.
Assim, podemos citar alguns exemplos de documentação pedagógica que
fazem parte da prática docente e tenham como finalidade sistematizar as
observações e processos de desenvolvimento da aprendizagem das crian-
ças. Apresentaremos inicialmente o diário de bordo, que é um instrumento
integrante da rotina de trabalho do professor. Ele é utilizado pelo docente
para o registro escrito, como forma de documentar os acontecimentos do
cotidiano das turmas, as atitudes das crianças e as propostas de ação. É um
instrumento para a escrita reflexiva e que contribui para recriar a prática
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