Page 27 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 27
Esta seção apresenta, em linhas gerais, o escopo da organização pedagógica
para o funcionamento do Programa, com o objetivo de contribuir para a
prática docente e o acompanhamento do PMB. Serão apresentados: pos-
sibilidades de articulação entre o Programa e a missão de educar através
dos valores maristas; ambientação do espaço escolar na perspectiva bilín-
gue; livros didáticos e paradidáticos e sua importância para o aprendizado;
metodologia CLIL e PBL como abordagens metodológicas estruturantes do
Programa; possibilidades de avaliação e estratégias para acolhimento de
novos estudantes.
2.1 Metodologia de ensino e aprendizagem – A opção pela
abordagem CLIL.
Pensar numa metodologia de ensino e aprendizagem para crianças e ado-
lescentes requer um estudo acerca do desenvolvimento infantil, das neces-
sidades dos jovens e suas formas de aprender. Só assim é possível alcançar
uma prática eficiente e coerente com cada faixa etária. Por isso, não é por
intuição nem com base no senso comum que se atua na Educação Básica. É
preciso rigor, estudo e muita investigação.
O professor medeia a ação dos sujeitos com os objetos que explora, organi-
zando o tempo, definindo espaços, cuidando do ambiente de modo a faci-
litar as aprendizagens, preocupando-se com uma rotina capaz de propiciar
experiências que estimulem os aspectos motores, emocionais, cognitivos e
sociais, considerando os conhecimentos que os estudantes possuem acerca
dos mais diferentes assuntos e suas diversas origens socioculturais. Nes-
sas situações, os jovens devem ser desafiados em atividades individuais e
de grupo, possibilitando-lhes ampliar suas capacidades de apropriação dos
conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens, por meio da ex-
pressão e comunicação de sentimentos e ideias, da experimentação, da re-
flexão, da elaboração de perguntas e respostas, da construção de objetos,
brinquedos, entre outros recursos de ensino e aprendizagem.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 27 4ª Edição 27