Page 27 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Esta seção apresenta, em linhas gerais, o escopo da organização pedagógica
          para o funcionamento do Programa, com o objetivo de contribuir para a
          prática docente e o acompanhamento do PMB. Serão apresentados: pos-
          sibilidades de articulação entre o Programa e a missão de educar através
          dos valores maristas; ambientação do espaço escolar na perspectiva bilín-
          gue; livros didáticos e paradidáticos e sua importância para o aprendizado;
          metodologia CLIL e PBL como abordagens metodológicas estruturantes do
          Programa; possibilidades de avaliação e estratégias para acolhimento de
          novos estudantes.



          2.1 Metodologia de ensino e aprendizagem – A opção pela
          abordagem CLIL.


          Pensar numa metodologia de ensino e aprendizagem para crianças e ado-
          lescentes requer um estudo acerca do desenvolvimento infantil, das neces-
          sidades dos jovens e suas formas de aprender. Só assim é possível alcançar
          uma prática eficiente e coerente com cada faixa etária. Por isso, não é por
          intuição nem com base no senso comum que se atua na Educação Básica. É
          preciso rigor, estudo e muita investigação.

          O professor medeia a ação dos sujeitos com os objetos que explora, organi-
          zando o tempo, definindo espaços, cuidando do ambiente de modo a faci-
          litar as aprendizagens, preocupando-se com uma rotina capaz de propiciar
          experiências que estimulem os aspectos motores, emocionais, cognitivos e
          sociais, considerando os conhecimentos que os estudantes possuem acerca
          dos mais diferentes assuntos e suas diversas origens socioculturais. Nes-
          sas situações, os jovens devem ser desafiados em atividades individuais e
          de grupo, possibilitando-lhes ampliar suas capacidades de apropriação dos
          conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens, por meio da ex-
          pressão e comunicação de sentimentos e ideias, da experimentação, da re-
          flexão, da elaboração de perguntas e respostas, da construção de objetos,
          brinquedos, entre outros recursos de ensino e aprendizagem.





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