Page 29 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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O professor deve considerar em suas práticas os conhecimentos prévios
das crianças, o que implica utilizar alguns instrumentos metodológicos que
favoreçam a percepção de tais aprendizagens, iniciando pela observação
cuidadosa de seus estudantes, tomando-se em conta que, quanto menores
forem, mais atento deve estar o professor, visto que esses estudantes ainda
não se comunicam verbalmente de maneira plena.
2.2 Avaliação como parceira para o desenvolvimento dos estu-
dantes na primeira infância
De acordo com as Diretrizes de Avaliação da Aprendizagem, “A avaliação é
entendida como processo que ocorre durante o desenvolvimento pedagó-
gico, necessária para o andamento do ensino e da aprendizagem” (p. 10).
Nessa perspectiva os instrumentos de avaliação têm como objetivo auxiliar
o professor a conhecer mais sobre seus estudantes e a traçar seus próximos
passos. Para o estudante a avaliação é parte da reflexão sobre sua caminha-
da de desenvolvimento pedagógico. Considerar o processo avaliativo como
parte integrante e importante da grande engrenagem do ensino aprendiza-
gem é necessário, respeitando as especificidades de cada segmento e faixa
etária. Dessa feita, a abordagem para o avaliar será diferente, ainda que os
objetivos sejam semelhantes.
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aprendizagem em:
https://marista.edu.br/diretrizesebook/
avaliacao-da-aprendizagem/
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pelo professor Cipriano Luckesi
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