Page 29 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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O professor deve considerar em suas práticas os conhecimentos prévios
          das crianças, o que implica utilizar alguns instrumentos metodológicos que
          favoreçam a percepção de tais aprendizagens, iniciando pela observação
          cuidadosa de seus estudantes, tomando-se em conta que, quanto menores
          forem, mais atento deve estar o professor, visto que esses estudantes ainda
          não se comunicam verbalmente de maneira plena.

          2.2 Avaliação como parceira para o desenvolvimento dos estu-
          dantes na primeira infância


          De acordo com as Diretrizes de Avaliação da Aprendizagem, “A avaliação é
          entendida como processo que ocorre durante o desenvolvimento pedagó-
          gico, necessária para o andamento do ensino e da aprendizagem” (p. 10).
          Nessa perspectiva os instrumentos de avaliação têm como objetivo auxiliar
          o professor a conhecer mais sobre seus estudantes e a traçar seus próximos
          passos. Para o estudante a avaliação é parte da reflexão sobre sua caminha-
          da de desenvolvimento pedagógico. Considerar o processo avaliativo como
          parte integrante e importante da grande engrenagem do ensino aprendiza-
          gem é necessário, respeitando as especificidades de cada segmento e faixa
          etária. Dessa feita, a abordagem para o avaliar será diferente, ainda que os
          objetivos sejam semelhantes.




                                 Reveja as Diretrizes para Avaliação da
                                 aprendizagem em:

                                 https://marista.edu.br/diretrizesebook/
                                 avaliacao-da-aprendizagem/

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