Page 28 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 28

Como suporte ao Programa Bilíngue, o professor irá utilizar a abordagem
          metodológica CLIL (Aprendizado de Língua Integrado ao Conteúdo). Essa
          metodologia refere-se a uma abordagem na qual há a integração entre lín-
          gua e conteúdo de diferentes áreas do conhecimento, como por exemplo:
          ciências da natureza, conhecimento de mundo, geografia, artes, educação
          física, entre outros. Pode ser adaptada a vários contextos escolares, em que
          a língua estrangeira é o veículo ou a ferramenta para processar o conteúdo.
          Essa abordagem promove oportunidades individuais e institucionais de se
          estabelecer ligações em rede de forma colaborativa, ligando diferentes con-
          teúdos e possibilitando uma abordagem interdisciplinar.
          Compete ao professor organizar situações de aprendizagem nas quais se-
          jam oferecidos aos estudantes momentos de conversa, jogos e brincadeiras,
          experimentações, exploração de objetos, formulação de hipóteses, intera-
          ção com crianças de diversas faixas etárias, vivências em espaços e ambien-
          tes diferenciados, sempre respeitando a individualidade e particularidade
          de cada aluno.

































           28  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33