Page 28 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 28
Como suporte ao Programa Bilíngue, o professor irá utilizar a abordagem
metodológica CLIL (Aprendizado de Língua Integrado ao Conteúdo). Essa
metodologia refere-se a uma abordagem na qual há a integração entre lín-
gua e conteúdo de diferentes áreas do conhecimento, como por exemplo:
ciências da natureza, conhecimento de mundo, geografia, artes, educação
física, entre outros. Pode ser adaptada a vários contextos escolares, em que
a língua estrangeira é o veículo ou a ferramenta para processar o conteúdo.
Essa abordagem promove oportunidades individuais e institucionais de se
estabelecer ligações em rede de forma colaborativa, ligando diferentes con-
teúdos e possibilitando uma abordagem interdisciplinar.
Compete ao professor organizar situações de aprendizagem nas quais se-
jam oferecidos aos estudantes momentos de conversa, jogos e brincadeiras,
experimentações, exploração de objetos, formulação de hipóteses, intera-
ção com crianças de diversas faixas etárias, vivências em espaços e ambien-
tes diferenciados, sempre respeitando a individualidade e particularidade
de cada aluno.
28 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue